19 março 2014

Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
Presidente quer redução dos custos das portagens da A23 e conclusão do IC8

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), João Paulo Catarino, defende a redução de portagens na autoestrada da Beira Interior (A23), em 50 por cento e quer a conclusão do IC8.
“Somos apologistas de que hoje será muito difícil isentar os troços de portagens (A23), mas defendemos uma redução substancial das mesmas”, disse João Paulo Catarino.
“Até já lançamos o repto de durante um determinado período reduzir as portagens para 50 por cento e ver qual é efetivamente o impacto, porque provavelmente em alguns troços a receita será a mesma visto que há muita gente que atualmente não circula na autoestrada e voltaria a fazê-lo”, explica o presidente da CIMBB.
Contudo, sublinha que o importante “é que se faça alguma coisa e rapidamente”, uma vez que as portagens “constituem um encargo substancial, acima de tudo para os empresários da Região, que são confrontados com mais um imposto”.
João Paulo Catarino refere ainda que a CIMBB, tem feito chegar ao Estado a sua opinião sobre esta matéria.
Quanto à posição assumida pelo diretor-geral da Scutvias, que está a negociar com o Estado a mudança do regime de concessão da autoestrada da Beira Interior (A23), que pode permitir uma redução nas portagens, o presidente da CIMBB disse que é uma boa iniciativa que “só peca por tardia”.
João Paulo Catarino sublinhou ainda a importância que tem para a CIMBB, a conclusão dos dois troços do IC8, “um do lado do Litoral e o outro do lado da fronteira”.
“São esses dois troços que faltam concluir e para nós seria muito importante que essa conclusão fosse feita de acordo com o projetado inicialmente, da Figueira da Foz à Espanha. É urgente que o IC8 seja concluído e estamos a fazer força nesse sentido”, concluiu.

19/03/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video