Municípios de Baixa densidade e do Mundo rural
Armindo Jacinto preside à Mesa da Secção
O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, vai presidir à mesa da secção dos Municípios de Baixa Densidade e do Mundo Rural, que envolve 129 municípios e vai trabalhar no combate às assimetrias regionais e à desertificação.
Esta secção, criada no âmbito da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), cujo mandato se estende até 2017, envolve 129 municípios de norte a sul do país e vai trabalhar sobre as problemáticas da baixa densidade e do mundo rural.
“ A primeira medida tomada no âmbito da secção foi a criação de um mapa dos municípios de baixa densidade e do mundo rural, que foi aprovado pelo conselho consultivo da ANMP e vai ser enviado para o Governo”, disse Armindo Jacinto.
O autarca realça a importância desta medida já aprovada no seio da ANMP, no âmbito da preparação do Quadro Comunitário 2014/2020 e adianta que o objetivo, “passa por beneficiar e majorar os apoios a atribuir a estes municípios”.
Explicou ainda a importância destas medidas no âmbito do quadro comunitário para combater o despovoamento, a desertificação e as assimetrias regionais e desenvolver estes territórios, “através da criação de oportunidades de investimento, da criação de riqueza e de emprego e contribuir para o desenvolvimento sustentado do país”.
“Existe um conjunto de outros assuntos a trabalhar, nomeadamente no que toca ao direito a serviços de proximidade, entre os quais a educação, a saúde, a segurança e a justiça”, adiantou.
O mundo rural tem sido uma bandeira utilizada pelo autarca de Idanha-a-Nova, através de vários projetos, em defesa dos muitos municípios com características de ruralidade, também caracterizados como municípios de baixa densidade populacional.