NA TARDE DE DOMINGO, NA ESTAÇÃO DE CASTELO BRANCO
Comboio Presidencial visitado por cerca de 400 pessoas
O Comboio Presidencial foi visitado por cerca de 400 pessoas, na tarde de domingo, entre as 15 e as 17 horas, na Estação de caminhos de ferro de Castelo Branco.
Esta visita à composição especial utilizada pelos chefes de Estado e pela sua comitiva, entre 1910 e 1970, foi possível na sequência do Passeio Presidencial promovido pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, com o apoio das câmaras de Castelo Branco e Abrantes, no Dia Internacional dos Museus.
O programa teve início às 9h30, com a saída do Comboio Presidencial da Estação de Abrantes, onde os convidados foram recebidos pela Banda Filarmónica da cidade.
No percurso os passageiros puderam observar as belezas naturais, como, por exemplo, as Portas de Ródão, além de disporem de um serviço de catering assegurado pela Escola Profissional Gustave Eiffel, que serviu produtos regionais albicastrenses.
O Comboio Presidencial chegou à Estação de Castelo Branco às 12h30, com a Câmara a oferecer o almoço aos passageiros, que ainda puderam visitar o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), antes da viagem de regresso a Abrantes.
Refira-se que o Comboio Presidencial é formado por uma locomotiva e seis veículos. Três deles, que são o Salão dos Ministros, o Salão da Comitiva e Segurança e o Salão Restaurante datam de 1890 e já integravam o Trem Real Português. A estes há a juntar o Furgão, a Carruagem dos Jornalistas e o Salão do Chefe de Estado, que datam de 1930.
Entre 1910 e 1970 o Comboio Presidencial, para além dos chefes de Estado Português, também acolheu comitivas governamentais dos chefes de estado de outros países, sendo que em 1957 também transportou a rainha Isabel II de Inglaterra, durante a sua deslocação a Portugal.
O restauro do Comboio Presidencial pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), nas Oficinas Gerais de Contumil e pelo Serviço de Conservação e Restauro do Museu Nacional Ferroviário, teve início em 2009 e terminou em fevereiro do ano passado, sendo cofinanciado pelo QREN – Programa Mais Centro e contou com o apoio financeiro do Programa de Intervenção no Turismo (PIT), do Turismo de Portugal.