22 janeiro 2014

COM DESENHOS DE JOÃO CUTILEIRO
Gonçalo Salvado publica Outra Nudez

Outra Nudez é o título do livro de poesia da autoria de Gonçalo Salvado, com desenhos de João Cutileiro e com a estampa da Escultores de Livros, de Lisboa, que é apresentado sábado, às 17 horas, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, no Palácio de Laguares, em Campolide, Lisboa.
A obra é apresentada por Maria João Fernandes, que é poeta e crítica de arte da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), bem como a autora do texto prefácio de Outra Nudez, sendo que a iniciativa conta também com a leitura de alguns poemas, por Inês Ramos.
Outra Nudez é apresentada como uma “edição muito cuidada e de uma grande beleza, concebida por Henrique Lagarto, design gráfico responsável pelas edições e catálogos de João Cutileiro”.
No prefácio da obra, Maria João Fernandes afirma que “com os seus poemas breves, aparentemente simples, ao modo dos haikais do Oriente, Gonçalo Salvado define o essencial de uma Arte de Amar dispersa, e de um modo muito mais discursivo, nos seus outros livros e define-se também e uma vez mais como um grande poeta lírico. Estes poemas são os axiomas de uma nova lógica que apresenta ao centro a mulher e uma natureza que transporta em si a infinita força de um despertar através do amor, e através deste, do espírito, velha palavra em desuso, mas que acha forma de se ocultar e ao mesmo tempo de se revelar, na luz, que de página para página, neste livro, nos cega e ilumina.
O diálogo faz-se com os desenhos de João Cutileiro, a sua linha poderosa e irruptiva, instintiva e magistral, sintetizando os ritmos essenciais de um Cosmos com um rosto feminino. Metamorfoses do corpo numa sensualidade que reproduz o luxo das formas, volumes oferecidos à carícia dos sentidos, elucidando sobre o talento do Mestre escultor.
No vaivém entre a cenografia dos desenhos e a cintilação das palavras, entre o silêncio e o bailado das linhas, se compõe a sinfonia de um amor cujo mistério reside na palavra. Mistério da poesia e mistério e beleza da poesia deste livro”.
Recorde-se que Gonçalo Salvado, que é licenciado em Filosofia, nasceu em 1967, em Lisboa, mas viveu toda a infância e juventude em Castelo Branco.
Gonçalo Salvado já publicou oito livros de poesia, Quando (A Mar Arte, Coimbra, 1996), Embriaguez (Sirgo, Castelo Branco, 2001), Iridescências (Sirgo, Castelo Branco, 2002), Duplo Esplendor (Afrontamento, Porto, 2008), Entre a Vinha (Portugália Editora, Lisboa, 2010), Corpo Todo (Labirinto, Fafe, 2010), Ardentia (Editorial Tágide, Lisboa, 2011) e Seminal (Lua de Marfim, Póvoa de Santa Iria, 2012).
Como antologiador publicou, em 1999, a transcriação Camões Amor Somente (Caja Duero, Salamanca/Lisboa) e foi coautor com Maria João Fernandes de Cerejas, Poemas de Amor de Autores Portugueses Contemporâneos (Editorial Tágide, Lisboa, 2004), e de Tarde Azul, Poemas de Amor de Saúl Dias, Desenhos de Júlio (Bonecos Rebeldes, Lisboa, 2008).
No ano passado a União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro distinguiu Gonçalo Salvado com o Prémio Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo conjunto da sua obra poética.
De referir que Outra Nudez terá uma segunda apresentação, em Castelo Branco, em data ainda a confirmar, sendo que nessa ocasião será também apresentada uma exposição com os desenhos originais de João Cutileiro.

 

22/01/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video