Por uma cidadania ativa
Cristina Granada apresenta moção Viver a Igualdade
A candidata a Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Castelo Branco, Cristina Granada, apresentou no dia 28 de Agosto, última quinta-feira do mês, perante uma sala cheia na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, a sua moção Viver a Igualdade, onde abordou sobretudo, temas relacionados com a igualdade de géneros.
Focou sobretudo o seu discurso naquilo que pretende continuar a fazer no Departamento: tentar manter os homens e mulheres concentrados na igualdade de géneros, com educação nesse sentido, desenvolver ações de sensibilização para uma tomada de consciência mais clara por parte da mulher e ainda o desemprego, que percentualmente afeta sempre mais mulheres do que homens, tentando ajudar o poder central a encontrar uma solução para este flagelo.
“Viver a Igualdade permanece um dos grandes objetivos”, começou por dizer. “Compete-nos percorrer o caminho, demonstrando à sociedade a igualdade real na qualidade dos desempenhos e a desigualdade de facto nas vivências quotidianas entre homens e mulheres”, completou.
Por isso, Cristina Granada afirma que “é preciso continuar a pugnar pela existência de condições que proporcionem uma participação mais ativa das mulheres na vida política e cívica do país”, dizendo ainda que o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Castelo Branco “tem vindo a promover ações que apelam à tomada de consciência de todos no que respeita à plena participação das mulheres na cidadania”.
Não esqueceu também outros temas fraturantes, como a violência doméstica, onde pretende continuar com ações de formação e informação sobre o tema e também a necessidade de um reforço de “participação política e económica das mulheres em todas as esferas de decisão”, como a própria fez questão de realçar.
Falou ainda sobre Portugal, opinando que o país precisa, tanto como a União Europeia, a nível local e nacional, “que as mulheres deixem de corresponder sempre às percentagens menores”, quanto aos números de membros das assembleias e executivos.