30 de abril 2014

BAL de Castelo Branco recebeu cerimónia de fim de curso da Força Especial de Bombeiros
Secretário de Estado da Administração Interna apoia pista de condução defensiva em Castelo Branco

O secretário de Estado da Administração Interna, disse, segunda-feira, que a construção de uma pista de condução defensiva em Castelo Branco vai avançar e que o projeto é perfeitamente elegível para se candidatar ao próximo quadro comunitário.
“As promessas do meu antecessor são para cumprir. É um processo que vai avançar dentro de uma lógica de boa gestão de recursos numa candidatura a fundos comunitários que já não é exequível neste quadro, mas que será um projeto perfeitamente elegível para se candidatar no próximo quadro”, disse João Almeida.
O seu antecessor, Filipe Lobo d’Ávila, numa visita que fez à BAL de Castelo Branco em dezembro do ano passado, tinha dado o seu apoio e afirmado a disponibilidade do Ministério para avaliar e enquadrar o projeto da construção da pista de condução defensiva no próximo quadro comunitário de apoio.
O desafio tinha sido lançado ao ex-secretário de Estado da Administração Interna pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, durante a visita do governante efetuada em dezembro do ano passado.
João Almeida esteve segunda-feira, na BAL de Castelo Branco, onde presidiu à cerimónia de fim de curso da terceira recruta da Força Especial de Bombeiros,  Canarinhos, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que compreendeu a integração de 28 novos elementos. O governante explicou ainda que em relação ao combate a fogos florestais, “temos dado visibilidade a ações que já foram feitas no passado”, mas acrescentou que o dispositivo para este ano, aposta fundamentalmente no treino operacional e na formação.
“Hoje de manhã tivemos uma ação desse género em Mangualde. Tem havido por todo o País e ao longo de todo este período de preparação que acontecerá até à fase mais critica este tipo de ações que envolverão mais de quatro mil operacionais”, adiantou.
João Almeida refere que estas ações são “muito relevantes”, porque “permitem não só saber mas também saber fazer e, portanto, aplicar o conhecimento e estar perante situações próximas daquilo que será encontrado em termos de teatro de operações ainda que simulado”.
O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, referiu ainda que o Governo está empenhado no reequipamento e substituição de viaturas de combate a incêndios florestais das corporações de bombeiros de todo o País.

Governo empenhado
na substituição de viaturas
“Desde 2011, com recurso ao Quadro de Referência Estratégica Nacional tem havido o reequipamento ao nível de viaturas que quando concluído, significará a distribuição de 90 novas viaturas por corporações de bombeiros em todo o território nacional”, referiu o governante.
João Almeida sublinhou que no curto espaço de três anos houve um “investimento muito significativo” com recurso a verbas comunitárias e nacionais que implica “o combate a esse envelhecimento do parque de viaturas das corporações de bombeiros do País”.
“Num futuro próximo, o desejável é que no próximo quadro comunitário de apoio possamos novamente fazer esse tipo de investimento, temos consciência disso”, sublinhou.
João Almeida explica, no entanto, que neste momento “tentamos acorrer às situações mais pontuais para que não haja um nível muito grande de inoperacionalidade dos meios ao nível de viaturas, principalmente de combate a incêndios florestais”.

30/04/2014
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video