30 de abril 2014

Saber Mais mercados – Uma estratégia de cooperação aplicada à internacionalização das empresas
InovCluster aposta e desafia empresas para a internacionalização

O InovCluster – Cluster Agroindustrial do Centro, com o objetivo dar a conhecer às empresas o mercado estratégico da América Latina pelo elevado potencial que apresenta para a introdução de produtos portugueses, realizou, quinta-feira, no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco, um seminário subordinado ao tema Saber Mais – Mercado da América Latina.
A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da estratégia de cooperação aplicada à internacionalização das empresas do setor agroalimentar português, por parte do InovCluster, com o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, que este “é um de uma série de seminários do InovCluster”, fazendo referência à “estratégia da Câmara, que envolve a Câmara, o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA), o InovCluster, as associações empresariais e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)”.
Luís Correia, nesta matéria realça que “temos uma estratégia integrada e estamos a pensar sobretudo no cluster agroalimentar, mas integrando todos os empresários e todos os setores”.
A finalidade “é criar as avenidas para os empresários, para as empresas e para os produtos e, também, abrir avenidas para a internacionalização das empresas”.
O autarca adiantou ainda que a conferência “é para dar o máximo de informação possível a todos os empresários”.
Por seu lado, Cláudia Soares, do InovCluster, começou por falar no Saber Mais mercados – Uma estratégia de cooperação aplicada à internacionalização das empresas.
Depois de apresentar sucintamente o InovCluster que, atualmente, conta com 148 parceiros, dos quais 109 são micro e pequenas empresas, recordou que foi em 2012 que “se começou a trabalhar na internacionalização das empresas”, acerca das quais referiu “os problemas nos recursos financeiros e a falta de tempo para trabalhar na internacionalização”, entre outros, para explicar a razão de “se intervir nesta área junto das empresas”.
Neste contexto, adiantou que para este ano estão agendados oito seminários Saber Mais mercados – Uma estratégia de cooperação aplicada à internacionalização das empresas, referindo-se ainda à presença em feiras, sem perder a oportunidade de sublinhar que “temos a sorte de estar numa zona do País em que ainda é possível conseguir apoios para a internacionalização das empresas”.
No que respeita à internacionalização é ainda explicado que o projeto “tem definida a afirmação em mercados já abordados com sucesso, no ano de 2013 e também a aposta em novos mercados”, sendo adiantado que para isso “prevemos a participação conjunta de Portugal em feiras internacionais, a realização de missões empresariais e de missões inversas”.
Tudo isto com um financiamento de 75 por cento no caso da participação em feiras internacionais e de 50 por cento nas missões empresariais e missões inversas”.
No que se refere a feiras, as duas mais próximas são em junho, na Alimentaria México, na Cidade do México, no México, e na Alimentec, em Bogotá, na Colômbia.

30/04/2014
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video