30 de abril 2014

Serão medieval na sexta-feira
Templários regressam a Monsanto para a Festa da Divina Santa Cruz

A aldeia histórica de Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, vai fazer uma viagem no tempo e recuar à Época Medieval, entre sexta-feira e domingo, com a realização da Festa da Divina Santa Cruz, que é uma organização conjunta da Câmara de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, promovida pelas Aldeias Históricas de Portugal e cofinanciada pelo QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O programa tem início sexta-feira, às 20 horas, com a recriação de uma ceia medieval com El-Rei D. Afonso III, em que não faltará os comeres e os beberes, o arraial, a falcoaria e as danças palacianas. Uma atividade que se prolonga pela noite dentro, sendo que a partir das 23 horas é apresentado um espetáculo com malabares de fogo.
Sábado, às 14h30, tem lugar a abertura do mercado e serão expostos artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense.
Às 16 horas tem início um cortejo régio com El-Rei D. Afonso III em visita à Ordem do Templo e adubamento dos Cavaleiros Templários das Idanhas.
As recriações históricas continuam às 18 horas, com a venda de escravos e cativos e a teatralização sobre a tomada do Reino do Al´Garbe por D. Paio Peres Correia.
Às 20 horas começa uma ceia medieval com El-Rei D. Afonso III e o Príncipe Diniz à mesa, enquanto às 22 horas se realiza um concerto de música e danças medievais, que será seguido de um espetáculo de malabares de fogo, às 23 horas.
Domingo o programa tem início às 10 horas, com um concerto de música moçárabe e sefardita, por Eduardo Ramos, na Igreja.
Às 12h30, à porta da Igreja Matriz, realiza-se a saudação à Senhora do Castelo, pelo Rancho Folclórico de Monsanto, o que antecede a celebração de uma missa seguida de procissão.
O cortejo de D. Diniz e da Rainha Isabel começa às 14 horas e uma hora depois, às 15 horas, no Castelo, realizam-se provas de tiro com arco e atua o Rancho Folclórico de Monsanto, sendo que às 16 horas se procede ao tradicional lançamento do pote.
Ainda no Castelo, às 16h30, realiza-se um torneio de armas e uma teatralização sobre o Tratado de Alcanizes.
Às 18 horas é apresentado um espetáculo de cetraria e o programa da Festa da Divina Santa Cruz termina depois das 19 horas, com um concerto de música e danças mouras.

30/04/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video