Idanha-a-Nova
Idanha e Condeixa-a-Nova reforçam laços da geminação
A Câmara de Idanha-a-Nova recebeu sexta-feira uma comitiva de Condeixa-a-Nova, Distrito de Coimbra, no âmbito do acordo de geminação existente entre os dois municípios, que em dezembro faz 20 anos.
O encontro teve como objetivo reforçar a cooperação entre os dois municípios e discutir estratégias e metodologias que resultem em futuros projetos e parcerias.
Entre as afinidades que justificam as duas décadas de geminação podem apontar-se a existência de um património arqueológico romano, de relevo, em ambos os concelhos, assim como o interesse mútuo pela figura e pelo legado de Fernando Namora que, natural de Condeixa, exerceu clínica em Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova.
Segundo o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, a aproximação institucional entre os dois municípios deverá fomentar o intercâmbio sócio-cultural e educativo entre ambas as comunidades e intensificar as suas relações económicas e empresariais.
A comitiva de Condeixa-a-Nova foi liderada pela vice-presidente da Câmara, Liliana Pimentel, e incluiu represen- tantes de várias entidades do concelho. Estiveram presentes dirigentes da Associação de Amizade, responsável pelas atividades da geminação, da Biblioteca Municipal, da Casa Museu Fernando Namora e cerca de 20 alunos e o coordenador do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária Fernando Namora.
A atividade turística deverá passar a constituir uma das apostas mais importantes desta aliança. No entender de Liliana Pimentel, a oferta educativa ministrada na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e o dinamismo turístico do concelho raiano, poderão representar uma oportunidade para o Ensino Superior dos jovens de Condeixa.
Também o legado de Fernando Namora, cujo centenário de nascimento se assinala em 2019, manter-se-á um dos principais elos culturais entre os dois municípios.