NA NOITE DE QUINTA-FEIRA
Culturmoda enche a Praça
O Mercado Municipal de Castelo Branco (Praça) encheu na noite de quinta-feira, com a realização da primeira edição da Culturmoda – Do Têxtil ao Vestuário uma Herança Cultural, organizado pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) em parceira com a Câmara de Castelo Branco.
No final da atividade, que interligou a moda e a música, mais concretamente a guitarra portuguesa, o diretor da ESART, José Raimundo, realçou que “a nossa escola é essencialmente performativa e o que fizemos aqui hoje é fruto de um ano de trabalho, que correu muitíssimo bem”.
José Raimundo acrescentou que este é um “projeto de continuidade entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Câmara de Castelo Branco”, esperando que o mesmo se realize por muitos mais anos.
O evento foi enchendo aos poucos o recinto onde semanalmente se vendem produtos agrícolas e na hora do começo, o espaço encontrava-se com os lugares sentados ocupados e muitas pessoas de pé a assistir.
A chuva que teimava em cair não privou o público de assistir à Culturmoda, embora José Raimundo confesse que esse tenha sido um dos receios da organização, ao afirmar que “estávamos preocupados com a chuva, porque este espetáculo vive essencialmente de público, mas fomos bem correspondidos com a sua presença”.
A Culturmoda pautou-se pela conjugação entre um desfile de moda organizado pelos alunos e professores da ESART, onde 15 alunos mostraram peças de vestuário com base no têxtil e no elemento xisto, mas também na indústria dos lanifícios, com o objetivo de valorização dos mesmos, juntamente com uma demonstração de guitarra portuguesa pelos professores da ESART.
Começou mesmo com um vídeo de apresentação que mostrou todas a potencialidades desta parte do País, não deixando dúvidas sobre a temática que se estava a contextualizar e a abordar.
Peças de roupa arrojadas, com mensagens subliminares em algumas delas, foram sendo apresentadas ao longo de pouco mais de uma hora, por jovens da ESART, sempre com o nome do seu criador em pano de fundo e com a pausa ocasional para a tradicional guitarra portuguesa.
O último desfile foi mesmo acompanhado por Custódio Castelo na guitarra portuguesa, dando ritmo às peças de Helena Costa, estilista conhecida internacionalmente no mundo da moda.
A iniciativa contou com a presença de várias pessoas reconhecidas pelo seu trabalho nas mais variadas áreas e entre essas pessoas, estava a diretora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza.