Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Raizes
09/11 a 31/12

O Centro Ciência Viva da Floresta (CCV Floresta) tem patente, até dia 31 de dezembro, a exposição de tapeçaria contemporânea Raízes, da autoria da artista plástica Helena Fernandes, que se refere à mostra como resultado das práticas e hábitos do seu dia a dia, ao afirmar que “a tapeçaria está relacionada com aquilo que vejo à minha volta, no Sobral Fernando e na Serra das Talhadas, com todas as cores que vou observando”. Para a artista a tapeçaria não é algo novo, afirmando mesmo tratar-se de algo que faz desde sempre como “forma de realização a nível pessoal”.
Neste sentido, como corrobora Helena Fernandes, a paisagem que a rodeia todos os dias foi a premissa que lhe permitiu construir todo este trabalho e projeto agora em exposição no CCV Floresta. “Nas minhas caminhadas vou olhando e roubando as imagens à minha volta, que depois originam a construção das peças”, explica. A nível pessoal a artista plástica não esconde o sentimento que nutre pela região onde nasceu e vive ainda aos 70 anos, ao destacar que “eu sou natureza e pertenço ao Sobral Fernando. Quem viveu aqui sente tudo isto, até a minha própria casa, o meu palheiro, vejo como um verdadeiro quadro vivo”.
Nesta exposição, predominantemente inspirada na natureza, podem encontrar-se representações de percursos, serras e rios da Beira Baixa, bem como de todos os diferentes elementos naturais que a compõem, como os rosmaninhos, as giestas, as estevas e os diversos tipos de rochas.
Helena Fernandes vai, já neste mês de novembro, em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta e no âmbito do projeto BioAromas LIIS, promover oficinas de tinturaria e tapeçaria, nos dias 12, 19, 20, 26 e 27, nas quais se pretende que os alunos aprendam as técnicas básicas da tapeçaria, necessárias para a criação de uma peça de parede em tear.

 

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video