A PARTIR DE AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, ATÉ DOMINGO
A cidade é dos Templários
A terceira edição dos Dias Templários de Castelo Branco, organizada pela Câmara de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, ACICB – Associação Empresarial da Beira Baixa e a Outrem – Associação Cultural da Defesa do Ambiente e do Património, começa amanhã, quinta-feira e prolonga-se até domingo, com algumas novidades, como a Gazeta noticiou na edução da semana passada.
Recorde-se que uma delas é que o certame, este ano, se estende pela Rua do Mercado, constituindo deste modo um circuito circular que compreenderá a Rua do Mercado, o Miradouro de São Gens e o Castelo.
Este ano também haverá duas zonas de restauração, mantendo-se uma no local habitual, no jardim, e outra a seguir à Igreja.
A isto há ainda a acrescentar as caminhadas temáticas pelas ruas do Castelo. Caminhadas que serão guiadas por Leonel Azevedo e que terão como pontos de partida o Largo de São João e o centro cívico da cidade.
Para quem quiser visitar os Dias Templários é de realçar que haverá transporte gratuito entre a Praça do Município e o Castelo. Amanhã, quinta-feira, entre as 17 e as três horas; sexta-feira, entre as 17 e as quatro horas; sábado, entre as 12 e as quatro horas; e domingo, entre as 12 e as 24 horas.
O programa começa amanhã, quinta-feira, às 17 horas, com a abertura do Mercado Medieval.
Às 21h30 há animação de rua com os Sons do Castelo e às 22 horas tem lugar a abertura oficial do certame, ao que se segue a leitura da carta de abertura e o cortejo.
O render da guarda nas muralhas do Castelo Branco está marcado para as 23 horas e às 24 horas realiza-se um espetáculo de fogo com os Flamma Luna e Dragon Fire.
Sexta-feira, o Mercado Medieval abre às 17 horas e às 18 há um espetáculo de falcoaria.
Os templários chegam às 19 horas, com os prisioneiros árabes, bem como a animação musical, com os Garatuja e os Sons do Castelo.
Os Garatuja voltam a atuar às 21 horas e às 21h30 tem lugar o Sítio dos Tormentos, seguindo-se um cortejo, às 22 horas, e um duelo na liça, às 23 horas.
O dia termina com um es-petáculo de fogo com os Flamma Luna e Dragon Fire.
Sábado, o Mercado Medieval abre às 12 horas e na parte da tarde, às 14h15, realiza-se uma arruada com grupos de música.
A partir das 14h30 realiza-se um espetáculo com gansos amestrados, que será repetido às 18 horas.
O primeiro cortejo do dia começa às 15 horas, enquanto o segundo tem início às 21h30.
Para as 15h30 está marcado o render das sentinelas nas muralhas, e meia hora depois, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria do Castelo, atuam os monges gre-gorianos.
A música continua com os Garatuja, a partir das 16h15 e às 20h30.
A falcoaria marca presença no certame, às 16h30 e às 18h30.
Às 17 horas começa a ronda de templários no Mercado Medieval e às 17h15 é dado o alerta nas muralhas, quando as sentinelas avistam serracenos e saem para os combater.
Os cavaleiros templários chegam às 19 horas, com prisioneiros árabes.
Depois do render das sentinelas nas muralhas, às 22 horas, realiza-se, a partir das 23 horas, o assalto ao castelo, com o programa a terminar com um espetáculo de fogo com os Flamma Luna e Dragon Fire.
Domingo, o Mercado Medieval abre às 12 horas e às 14h15 tem lugar uma arruada.
Os gansos amestrados chegam às 14h30 e regressam às 17 horas.
A ronda dos soldados tem-plários no Mercado Medieval realiza-se às 15h30 e os monges gregorianos atuam na Igreja de Santa Maria do Castelo às 16 horas. Seguindo-se, às 16h30, uma atuação dos Garatuja, que se repetirá às 20 horas.
Às 17h15 realiza-se um espetáculo de falcoaria, seguido do sítio dos tormentos, às 18 horas, e do primeiro cortejo, às 18h30, enquanto o segundo começa às 21h30.
O render das sentinelas na muralhas está marcado para as 21 horas, seguindo-se o sítio dos tormentos, às 22 horas, com os Dias Templários a terminarem às 23 horas, com a leitura da carta de encerramento e com um espetáculo de fogo com os Flamma Luna e Dragon Fire.