COM CIRCULAÇÃO DE COMBOIOS ESTEVE SUSPENSA ATÉ DIA 20 DE JUNHO
Comboio abalroa camião em passagem de nível de Alpedrinha
O Comboio Intercidades (IC) que ao final da tarde da passada quarta-feira, 18 de junho, fazia a ligação entre a Guarda e Lisboa, abalroou um veículo pesado de mercadorias, na passagem de nível da Estrada da Touca, em Alpedrinha, no Concelho do Fundão. Uma passagem de nível automática, em relação à qual a Infraestruturas de Portugal (IP) veio garantir que os equipamentos e sinalização estavam ativados no momento do acidente.
Do acidente resultaram 10 feridos ligeiros, dos quais quatro foram transportados para o Hospital Pero da Covilhã, na Covilhã, enquanto os restantes seis, entre eles um bombeiro envolvido no teatro de operações, foram assistidos no local.
O alerta para o acidente foi dado às 20h01 e para o local foram mobilizadas várias corporações de bombeiros, com 172 operacionais, apoiados por 59 viaturas
O comboio, que transportava 125 pessoas, entre passageiros e funcionários, abalroou o camião que transportava fruta, sendo que o veículo pesado se incendiou, com as chamas a propagarem-se a duas carruagens.
Quando os bombeiros chegaram ao local já todos os passageiros tinham saído do comboio, sendo depois transportados de autocarro, de modo a poderem prosseguir a sua viagem.
Ao chegaram ao local os bombeiros combateram rapidamente as chamas, com o fogo do camião a ser extinto, o mesmo acontecendo depois com as carruagens, apesar de nesta situação os bombeiros se verem confrontados com questões de segurança, devido à eletricidade da catenária, que depois de desligada demorou mais de uma hora para descarregar para terra.
Devido ao acidente a Linha da Beira Baixa teve a circulação suspensa entre Castelo Novo e Vale de Prazeres, o mesmo acontecendo na estrada entre Alpedrinha e as Termas da Touca.
Na passada quinta-feira, 19 de junho, mesmo depois da retirada dos destroços do camião e das carruagens, a circulação na Linha da Beira Baixa continuou suspensa no troço entre Castelo Branco e o Fundão, com transbordo rodoviário dos passageiros entre as duas cidades. Suspensão de circulação que foi necessário manter até ser reparada a catenária e outros equipamentos, o que aconteceu na passada sexta-feira, 20 de junho.