CERTAME DECORRE DE 19 A 21 DESTE MÊS
Sabores de Perdição com lotação esgotada
A Castelo Branco – Sabores de Perdição, que é organizada pela Câmara de Castelo Branco e decorre de 19 a 21 deste mês, no centro cívico da cidade, já tem a lotação esgotada no que se refere a expositores.
A novidade foi avançada pelo presidente da autarquia, Luís Correia, no decorrer da apresentação do certame, realçando que este “se integra na perspetiva da aposta no setor agroalimentar”, desenvolvida pela Câmara, e concluiu que “a feira tem todas as condições para ter um forte sucesso”.
A Castelo Branco – Sabores de Perdição abre portas dia 19, às 11 horas, sendo que a inauguração está marcada para as 18 horas.
Os expositores, que no total são 123, estão divididos em dois espaços distintos.
Assim, no espaço Roda dos Alimentos, estarão 75 expositores de produtos regionais, organizados segundo a Roda dos Alimentos, com frutas e legumes mais mel; cereais e derivados mais leguminosas; carne, pescado e ovos; lacticínios; gorduras e óleos; e bebidas.
Isto, enquanto o espaço dedicado ao artesanato será ocupado por 48 expositores.
O certame, como habitualmente, apresentará também um cartaz de espetáculos, em que o destaque, nesta edição, vai para o concerto com Pedro Abrunhosa, na noite de dia 20. No dia anterior, 19 de junho, sobe ao palco a banda albicastrense Sintonizados.
Mas o programa não termina por aqui, uma vez que ao longo dos três dias serão desenvolvidas diversas atividades paralelas.
Nesta vertente as crianças não foram esquecidas e numa tenda montada na Praça 25 de Abril, nos três dias, entre as 10 e as 20 horas, funcionará a Zona KIDSFOOD. Um espaço onde estarão as fábricas da fruta, das gomas e chocolate, das bolachas e pão e do queijo, ao que há a juntar ainda a zona de embalagem e a zona lúdica. A par disto é também desenvolvida a atividade Sabor dos Sentidos: Ver, cheirar e provar, dedicada ao mel, às 14 horas; da fruta à compota, às 15h30; aos queijos de Castelo Branco, às 17 horas; e às infusões, às 18h30.
Para os empresários estará instalado no Cybercentro, dia 20 de junho, entre as 10 e as 18 horas, o espaço + Negócio.
Por outro lado, na tenda principal do certame também estará instalado o espaço Saber +. Um espaço que no dia 19 de junho, das 14h30 às 16h30, acolherá a conferência Mitos da Alimentação, apresentada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Igualmente dia 19 de junho, mas entre as 17 e as 18 horas, o CATAA/InovCluster apresenta uma conferência subordinada ao tema O caminho da inovação: Da motivação ao sucesso.
Dia 20 de junho, realiza-se o concurso Sabores quase esquecidos, que consiste da confeção de pratos e no qual qualquer pessoa pode participar, tendo de fazer uma inscrição na Câmara, até ao início do certame.
Ainda dia 20 de junho, a partir das 16h30, a Qualifica dinamiza a conferência Valorização dos produtos tradicionais.
Ainda na tenda principal da Sabores de Perdição haverá o espaço + Inovação, com exposição de produtos inovadores, ao longo dos três dias, e com a iniciativa Provar inovação, dia 19, das 21 às 22 horas, dia 20, das 17 às 19 horas, e dia 21, das 16 às 18 horas.
A Associação Portuguesa de Turismo Gastronómico também marcará presença no certame, com uma carrinha com chefs de cozinha, junto à tenda principal. Aí, dia 19 haverá Criações com queijos e requeijões, das 11 às 13 horas; Maçã bravo-de-esmolfe – Doces, compotas e licores, das 16 às 18 horas; e Conflitos e segredos num amor de perdição/a inspiração na obra de Camilo Castelo Branco – harmonizações e sabores/produtos da região, das 21 às 23 horas.
Dia 20 será a vez de Cerejas, produtos naturais versus novas utilizações, das 11 às 13 horas; Perdidos e achados – Workshop receitas/ou harmonização de produtos com outros em extinção, da Região/sensibilização para a recuperação, das 16 às 18 horas; e Explorara a aguardente/licor de medronho/harmonizações/utilizações culinárias, das 21 às 23 horas.
Já dia 21 será dedicado a Maranhos – Integração na gastronomia de autor, com um chef da Região a elaborar novas sugestões de utilização do produto e seus sabores, das 11 às 13 horas, enquanto das 16 às 18 horas as freguesias apresentarão o seu prato típico ou produto.
De referir, ainda, que dias 19 e 20 a Sabores de Perdição está aberta das 11 às 24 horas, e dia 21, das 11 às 20 horas.