13º FESTIVAL DO AZEITE E FUMEIRO no fim de semana de Carnaval
Proença-a-Velha tem muita animação
Animação é o que não vai faltar em Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, no fim de semana de Carnaval, com a 13ª edição do Festival do Azeite e Fumeiro, organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.
O programa começa sábado, às 10h30, com a abertura do certame, em que não falta a animação, com as arruadas do grupo de bombos Zabumbas de Alpedrinha e das concertinas Frederico Alves e Amigos.
A abertura oficial do Festival, no Núcleo de Lagares de Azeite, na Quinta Nova, está marcada para as 15 horas e meia hora depois, às 15h30, na galeria do Núcleo realiza-se um workshop sobre Cosmética com Azeite, pela Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco. A partir da mesma hora decorrer também um live cooking com azeite e produtos silvestres, pelo chefe Manuel Duarte, animação de rua com o ator Marlon Fortes e uma demonstração de preparação e produção de enchido tradicional.
Às 16 horas sobem ao palco os grupos Cantigas d’Aldeia, de Monfortinho, e o Rancho Folclórico de Monsanto, sendo que às 7h30 será a vez da banda Tropicalia Brasil.
A música continua à noite, a partir das 20 horas, com uma noite de fados apresentada por José Correia e que contará com os fadistas Cristina Madeira, Luís Capão e Daniela, com Lelo Nogueira, na viola de fado, António Sereno, na guitarra portuguesa, e Samuel Garção na viola baixo. Domingo, as atividades começam às oito horas, com o Passeio BTT VII Rota do Azeite.
O certame abre portas às 10h30 e na parte da manhã realiza-se uma arruada com o grupo Alegres das Concertinas, de Viseu, havendo ainda animação de rua com o ator Marlon Fortes.
A partir das 14h30 realiza-se o show cooking Azeite, enchidos e produtos regionais, com o chefe Mário Ramos, da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova. O grupo Alegres das Concertinas volta a atuar a partir das 15 horas, juntando-se-lhe o Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha., bem como o grupo de música popular portuguesa Cantareias.
Às 17h30 realiza-se uma demonstração da preparação e produção de enchido tradicional e a música regressa às 18 horas, com a atuação de José Alberto Reis.