12 de agosto de 2015

Este mês e em setembro
Alma Azul comemora aniversário com 16 anos – 16 livros

Ilda Lopes E Nuno MarçalA Alma Azul, no âmbito da iniciativa 16 anos = 16 livros Alma Azul, que decorre este mês e em setembro, em Castelo Branco e em Coimbra, e na qual 16 personalidades são convidadas para comentarem um dos livros editados pela Alma Azul, desde a sua criação, em 1999, organiza terça-feira, a partir das 15 horas, na Pastelaria Belar, em Castelo Branco, uma leitura comentada do livro O Alienista, de Machado de Assis, pela diretora da Biblioteca Municipal de Penamacor, Ilda Lopes.
Uma iniciativa que conta com a colaboração de Manuel Costa Alves nas leituras em voz alta de fragmentos do livro.
Recorde-se que este programa conta com o apoio da Câmara de Castelo Branco, da Junta de Freguesia de Alcains e da Pastelaria Belar.
No que respeita ao livro O Alienista refira-se que a Alma Azul o editou pela primeira vez em junho de 2001, sendo que uma segunda edição foi publicada em setembro de 2005.
Entretanto, no próximo ano, no âmbito de uma nova edição do Festival A Língua Toda de contos de autores de Língua Portuguesa, terá uma terceira edição.
O Alienista é o conto mais extenso e mais conhecido de Machado de Assis, um dos maiores escritores de Língua Portuguesa, que nasceu a 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, Brasil.
Das suas obras destacam-se também os romances Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.
De referir, ainda, que a iniciativa 16 anos – 16 livros Alma Azul conta com a participação da professora Adriana Bebiano, do CES; do tenente-coronel João Paulino, da Liga dos Combatentes – Núcleo de Coimbra; do professor José Reis, da Faculdade de Economia; e da diretora da Biblioteca Municipal de Penamacor, Ilda Lopes, entre muitos outros.
As sessões realizam-se em vários locais improváveis, que vão da aldeia histórica de Castelo Novo, no Concelho do Fundão, à Pastelaria Belar, em Castelo Branco; do Salão da Junta de Freguesia de Alcains ao Convento da Graça, na Rua da Sofia; da Galeria Santa Clara, em Coimbra, ao Centro Artístico Albicastrense (CAA), passando pelo Museu da Água de Coimbra.
Os livros escolhidos são de poesia, conto, etnografia e romance, de autores clássicos e contemporâneos, como Machado de Assis, José Guardado Moreira, Padre António Vieira, Maria Manuel Viana; Gomes Leal e Leopoldo María Panero, entre outros, com um destaque especial para Eça de Queirós, com cinco livros, pois em 2015 assinalam-se os 170 anos do seu nascimento.

13/08/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video