12 de agosto de 2015

Troféu Gazeta Atletismo 2015
Das estafetas aos lançamentos

Foto Artigo 1 De 11 De Agosto Setor Do PesoPara finalizar as corridas em pista, vamos falar sobre provas de estafetas. São igualmente corridas livres (e lembro que chamo corridas livres a provas que não têm barreiras nem obstáculos) mas que são disputadas por equipas constituídas por 4 elementos cada. Vamos falar de provas de 4 x 100 m e provas de 4 x 400 m.
As provas de 4 x 100 metros são, como o próprio nome indica, provas em que cada um dos 4 elementos da equipa faz um percurso de 100 metros. O primeiro atleta da estafeta será o responsável por efetuar a partida nos blocos e fazer o primeiro percurso até transmitir o testemunho ao seu colega de equipa. A partida, como foi dito, será em blocos e com as vozes do juiz de partida iguais às referidas para as outas provas com blocos de partida. O atleta irá ter na sua mão o testemunho, que é um tubo liso, oco de secção circular, testemunho este que poderá estar parcialmente à frente da linha de partida. Após cerca de 100 metros irá ter um colega de equipa ao qual terá de passar o testemunho. A passagem do testemunho só poderá ser feita na zona de transmissão. Esta zona tem cerca de 20 metros e está assinalada na pista. Antes disto existe uma zona, chamada zona de balanço, onde o atleta que está a receber o testemunho poderá estar e começar a correr quando o colega de equipa se estiver a aproximar, mas não poderá receber o testemunho. Se o testemunho cair, o atleta que o deixar cair pode apanhá-lo desde que não encurte o caminho para o ir buscar nem prejudique os seus adversários. Uma equipa será desclassificada se efetuar a passagem do testemunho fora da zona de transmissão ou se não cumprir as regras quando for apanhar um testemunho. Todos os elementos da estafeta de 4 x 100 metros fazem a prova nas pistas individuais. A chegada será semelhante à das outras corridas.
Nas provas de 4 x 400 metros, os elementos da equipa fazem cada um a distância de 400 metros. A partida é semelhante à dos 4 x 100 metros e o atleta fará esse percurso na sua pista individual. Os atletas que vão fazer o 2º percurso estão nas suas pistas, terão de receber o testemunho dentro da sua zona de transmissão, sem balanço, e depois de fazerem toda a 1ª curva na sua pista podem encostar à corda. Os atletas do 3º e 4º percurso são colocados pela ordem que os seus colegas passam no início da curva antes da reta da meta, sendo a transmissão sem balanço.
Nas provas de pista ao ar livre existem quatro tipos de lançamentos: lançamento do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo. Os três primeiros são feitos no interior de um círculo, com um diâmetro de 2,135 m para o peso e martelo e de 2,150 m para o disco, ambos com uma área de queda limitada por duas linhas que fazem entre si um ângulo de 34,92º enquanto o lançamento do dardo é feito num corredor de balanço, que tem igualmente uma área de queda limitada por duas linhas que fazem entre si um ângulo de 29º.
No lançamento do peso, os atletas têm de colocar o peso encostado ao pescoço ou queixo e durante o lançamento não poderão deslocar o peso abaixo desta posição ou para trás da linha dos ombros. Neste tipo de lançamento existe a antepara que se encontra à frente do círculo, antepara essa que poderá ser tocada no seu interior, mas não na sua parte superior ou lateral. Para os seniores masculinos, o peso tem 7,260 kg e para as seniores femininas têm 4,000 kg
No lançamento do disco, à semelhança do lançamento do martelo, o círculo está dentro de uma gaiola. Trata-se de uma estrutura que protege espetadores, juízes e atletas. Para as seniores femininas o disco tem 1, 000 kg e para os seniores masculinos tem 2,000 kg.
No lançamento do martelo, o engenho é constituído por pega, cauda e cabeça de metal, sendo que o que conta para efeitos de validação é esta ultima. Neste tipo de lançamento, uma das portas da gaiola está fechada, dependendo se o atleta que está a lançar é dextro ou canhoto. O martelo dos seniores masculinos é de 7,260 kg e das seniores femininas tem 4,000 kg.
O lançamento do dardo é feito com um engenho com uma ponta metálica que no meio tem um encordoamento. Apenas será considerado válido se, o primeiro contacto do dardo com a zona de queda for com a ponta metálica. É de 600 gramas o peso do dardo das seniores femininas e de 800 gramas o de séniores masculinos.
Considera-se que os lançamentos são nulos se os atletas abandonarem o círculo ou corredor de balanço antes do engenho tocar a zona de queda, se os atletas tocarem, na altura do lançamento com alguma parte do corpo na zona exterior ao círculo ou corredor de balanço ou se, na altura da saída, não saírem para trás das linhas brancas exteriores ao círculo ou corredor de balanço.

Manuel Geraldes

13/08/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video