15 abril 2015

Órgãos sociais da Associação Empresarial da Beira Baixa tomaram posse
José Gameiro diz que portagens na A23 representam peso maior para as empresas

A23 03.jpgO novo presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), José Gameiro, disse sexta-feira, que o preço “exorbitante” das portagens na Autoestrada da Beira Interior (A23), representa para as empresas um peso maior do que os impostos.
“Há muitas empresas em que as portagens representam hoje um maior peso do que os próprios impostos sobre o rendimento. Algo teremos que fazer para mudar esta situação”, afirmou o recém empossado presidente da direção da AEBB.
José Gameiro falava sexta-feira, durante a tomada de posse dos órgãos sociais da AEBB para o triénio 2015-2017, cerimónia que foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.
O empresário e presidente da AEBB aproveitou a presença do governante e da presidente da Comissão de Cooperação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, para deixar algumas preocupações dos empresários locais.
As alterações no acesso à saúde básica, a taxação de impostos sobre os rendimentos nas mesmas circunstâncias para as empresas desta região desfavorecida e de outras localizadas nos grandes centros são alguns dos problemas realçados pela AEBB. “Teremos que conseguir diferenciações positivas a bem da verdadeira coesão territorial”, sustentou.
O dirigente empresarial referiu ainda as dificuldades que as empresas sentem em fazer chegar à Região, “em tempo oportuno e a bom preço”, muitas matérias primas, face ao “mau funcionamento” das ligações ferroviárias de mercadorias.
“Não se entende que com todo o dinheiro investido na ferrovia há alguns anos, seja ainda hoje uma infraestrutura tão deficitária”, afirmou.
Apesar das dificuldades, a AEBB passadas quase três décadas de existência, está a entrar num novo ciclo que o novo presidente da direção quer que seja de união, consolidação e de crescimento.
“Este ponto de partida conta com um universo de cerca de duas centenas de associados que são responsáveis pelo emprego de aproximadamente 10 mil pessoas na Beira Baixa”, concluiu.
Em resposta a estas preocupações do novo presidente da AEBB, o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, sublinhou que viu desafios de fora para dentro, mas não em sentido contrário.
“Está na altura também de os empresários fazerem aquilo que fazem nas suas empresas, que é pensarem neles e como é que podem evoluir e não esperar que alguém resolva os problemas que estão lá fora”, referiu o governante.
Leonardo Mathias recordou aos empresários presentes, algumas medidas importantes decididas pelo Governo, como a descida do IRC, que tem como objetivo fixar a taxa de imposto nos 17 por cento até 2017, ou dar estabilidade ao código fiscal do investimento recentemente aprovado.
“E, aqui posso falar de incentivos ligados à interioridade e regiões desfavorecidas. Quando falamos que não há discriminação positiva, há. Está no código fiscal do investimento”, sustentou. Leonardo Mathias referiu ainda outras medidas como a manutenção do IRC a zero para novas empresas, a redução do IRC de 50 por cento no primeiro ano e de 25 por cento no segundo ano, para trabalhadores por conta de outrem que iniciem atividade por conta própria, ou ainda a redução dos custos de contexto, com a eliminação de taxas.

15/04/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video