Provas disputadas em pista coberta
Durante o inverno, para além das provas de atletismo disputadas em estrada e os corta mato, realizam-se provas de pista coberta. Se todos os distritos de Portugal estivessem equipados com uma pista em recinto fechado, todas as competições de pista eram aí realizadas. No entanto, na época passada apenas Braga e Pombal tiveram pistas cobertas. Pombal, que é a pista coberta mais próxima do distrito de Castelo Branco, tem a sua pista montada na Expocentro. Trata-se de uma pista que está toda desmontada e armazenada num outro espaço e que, em novembro / dezembro é montada, como se de um puzzle se tratasse, estando em funcionamento até ao mês de março. Os distritos que não possuem pista coberta ou se deslocam até ao local onde as mesmas estão instaladas ou organizam as provas que habitualmente se realizam na pista coberta na pista ao ar livre. A Associação de Atletismo de Castelo Branco realiza as suas provas de pista coberta na pista ao ar livre e o Distrital de Absolutos é disputado em Pombal, em conjunto com as suas congéneres de Leiria, Coimbra e Santarém. Trata-se de uma competição onde os atletas dos 4 distritos estão todos na mesma prova, sendo depois a classificação separada por distritos.
As competições em pista coberta têm algumas diferenças com aquelas que são disputadas ao ar livre. As diferenças começam pela pista onde se disputam as corridas. O perímetro da pista é 200 metros e não 400 metros como acontece na pista ao ar livre. É constituída por duas retas horizontais paralelas e por duas curvas de igual raio e que costumam ser inclinadas. As pistas individuais podem variar entre 4 e 6 sendo a sua largura compreendida entre 0,90 metros e 1,10 metros. No interior da pista, existe um troço reto onde são disputadas corridas de velocidade e barreiras. Este troço tem entre 6 e 8 pistas individuais, com uma largura de 1,22 metros. Após a linha de chegada deste troço reto deve existir, pelo menos, um espaço de 10 metros livre de qualquer tipo de barreiras e no final do mesmo existir algo que possa parar os atletas sem lhes provocar lesões. Normalmente são utilizados colchões na vertical a servir de parede.
Na pista que tem o perímetro de 200 metros, usualmente designada de pista oval, realizam-se várias provas de corridas. Nas provas até 400 metros, inclusive, cada atleta partirá em pistas individuais, com a utilização de blocos de partida e com a partida a ser dada de igual modo que na pista ao ar livre. Nas provas até 300 metros, inclusive, as corridas são feitas sempre nas pistas individuais. Nas distâncias superiores a 300 metros e inferiores a 800 metros, a prova começa com os atletas nas suas pistas e, no final da segunda curva, “encostam” à corda, ou seja, aproximam-se da linha mais interior da pista sem que a mesma seja pisada. Nas provas de 800 metros, os atletas passam à corda após a primeira curva. Nas provas com distância superior a 800 metros, ou seja 1000 metros, 1500 metros e 3000 metros, utiliza-se uma linha curva de partida, podendo os atletas, após o tiro de partida, “encostarem” à corda. As provas de estafetas existentes na pista coberta são as provas de 4 x 200 metros, 4 x 400 metros e 4 x 800 metros. Na prova de 4 x 200 metros, o primeiro percurso e a primeira curva do segundo é feito em pistas separadas. Os 2º, 3º e 4º atletas, ao contrário da pista ao ar livre, não podem começar a correr antes da zona de transmissão. Na prova de 4 x 400 metros, as duas primeiras curvas terão de ser feitas em pistas individuais e na prova de 4 x 800 metros, apenas a primeira curva é feita em pistas individuais. Na 3ª e 4ª transmissão dos 4 x 200 m, na 2ª, 3ª e 4ª transmissão dos 4 x 400 e 4 x 800 m, os atletas são colocados por ordem, do interior para o exterior, por um oficial, de acordo com a posição relativa que as equipas ocupem quando entram na última curva. No troço reto são realizadas as provas de 60 metros e 50 e 60 metros barreiras.
Em relação aos saltos verticais e horizontais, as regras gerais são as mesmas da pista ao ar livre. No que diz respeito aos lançamentos, apenas vamos ter neste tipo de competições, o lançamento do peso. E o lançamento do peso tem características diferentes da pista ao ar livre. Começa pelo peso, que pode ser de um metal sólido ou de plástico ou borracha, de acordo com o material da área de queda. Não se pode utilizar os dois pesos numa mesma competição. Habitualmente utiliza-se o de borracha, sendo o piso em colchões. Em volta da zona de queda existe uma estrutura que tem uma rede com um mínimo de 4 metros de altura que serve para proteger a zona envolvente a este concurso. Para as seniores femininas, o peso tem 4 kg enquanto que para os atletas masculinos do mesmo escalão tem 7,260 kg.
No que diz respeito às provas combinadas, realizam-se na pista coberta o pentatlo feminino, para juvenis, juniores e seniores, constituído pelas provas de 60 metros barreiras, salto em altura, lançamento do peso, salto em comprimento e 800 metros, todas elas realizadas no mesmo dia, o pentatlo masculino para juvenis, juniores e seniores, onde no mesmo dia os atletas realizam as provas de 60 metros barreiras, salto em comprimento, lançamento do peso, salto em altura e 1000 metros e o heptatlo masculino igualmente para juvenis, juniores e seniores onde realizam, no primeiro dia, as provas de 60 metros, salto em comprimento, lançamento do peso e salto em altura e no segundo dia as provas de 60 metros barreiras, salto com vara e 1000 metros.
Manuel Geraldes