Anemómetro
Os anemómetros são aparelhos utilizados para fazer a medição da velocidade do vento. São utilizados em corridas e em concursos.
Nas corridas, o anemómetro é colocado na reta da meta, a 50 metros da linha de chegada, a 2 metros da linha mais interior da pista 1 e a uma altura de 1,22 metros. Nas provas de 100 metros, 100 metros barreiras e 110 metros barreiras, o anemómetro é acionado e deve estar, durante 13 segundos para as provas de barreiras e 10 segundos para a prova livre, a fazer a medição da velocidade do vento. Os 10 segundos é também o tempo que deve estar a ser feita a medição da velocidade do vento para as provas de 200 metros, sendo o anemómetro acionado assim que o atleta que lidera a prova entrar na reta da meta.
Nos concursos, a medição do vento é feita apenas nos saltos horizontais, ou seja, no salto em comprimento e no triplo salto. O anemómetro é colocado a 20 metros da linha de chamada, a 2 metros da linha de marcação da pista de balanço, a uma altura de 1,22 metros. A velocidade do vento é medida a partir do momento em que o atleta passe a marca de 40 metros, para o salto em comprimento, e de 35 metros para o triplo salto durante 5 segundos. Se o atleta começar a corrida numa distância inferior às referidas, o anemómetro deve ser acionado nesse momento.
Em ambos os casos, a velocidade é dada em metros por segundo, sendo o resultado negativo se o vento estiver em sentido contrário à corrida do atleta e positivo se o vento estiver no mesmo sentido da corrida do atleta. Um determinado tempo ou uma determinada marca não são considerados como recorde, se a velocidade do vento for superior a 2 metros por segundo.
MG