Em Vila Velha de Ródão
Celtejo organiza 2ª Corrida Solidária
É já na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, que Vila Velha de Ródão recebe a 2ª edição da Corrida Solitária Celtejo. Depois de ter tido na 1ª edição, organizada em 2014, mais de 500 participantes, a Celtejo, entidade responsável pela organização deste evento, quer aumentar esse numero e assim aumentar a doação, que este ano vai ser feita aos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão. Por cada participante, os homens da paz vão receber 2,5 €. Os participantes poderão optar por caminhar, dando uma volta a um circuito de 4000 metros, ou por correr, fazendo o circuito duas vezes, sendo que os 750 primeiros a efetuarem a sua inscrição recebem ofertas da Celtejo, que serão distribuídas, no dia do evento, a partir das 17.30 horas, na entrada das instalações fabris. E será neste mesmo local que, a partir das 18.00 horas, estará um profissional de Educação Física a efetuar exercícios de aquecimento. Pelas 18.30 horas, será dado o tiro de partida, sendo que os participantes partem da entrada das instalações fabris, entram na Estrada Nacional 18, no sentido de Nisa, cortando mais à frente à direita, para a Rua da Padaria. Depois vão subir a zona pedonal em direção ao Cabeço das Pesqueiras, sendo que, depois de passarem a sede do CDRC, descem em direção ao Cais do Tejo, passam a ponte pedonal em direção à Sr.ª da Alagada. Daí seguem em direção à Estrada Nacional 18, com passagem pela Rua do Cabeço do Salvador, Rua do Estádio Municipal e Rua do Primeiro de Maio. Na Estrada Nacional 18, os participantes seguem no sentido de Castelo Branco até à rotunda junto às bombas de combustível, local onde invertem o sentido, seguindo agora no sentido de Nisa. Quando encontrarem a rua de acesso à Celtejo, os participantes da caminhada devem cortar para a direita, terminando a volta ao circuito, enquanto os participantes na corrida seguem em frente de modo a dar outra volta ao circuito. O local de chegada da caminhada e da corrida é a entrada das instalações fabris. No final da corrida, será oferecido um lanche a todos os participantes.
Com esta iniciativa, a organização pretende “aliar dois fatores bastante positivos: o lado solidário e o lado saudável, uma vez que é uma iniciativa que promove um estilo de vida ativo. Além de conseguirmos ajudar, esperamos também que a nossa Corrida Solidária sirva para fazer com que as pessoas se envolvam cada vez mais em iniciativas deste género e que se entusiasmem cada vez mais com um estilo de vida saudável”. E acrescenta ”no ano passado estiveram presentes várias famílias, havia muitas crianças a acompanhar os seus pais, o que nos deixa bastante satisfeitos. É bom saber que os pais incutem este espírito nas crianças e que as próprias se entusiasmam com estas iniciativas.”
Quem irá marcar presença é Gabriel Macchi. Este atleta, que representa o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, tem uma deficiência visual. Mas nem este problema o impede de correr. Para além das provas que faz pela região e um pouco por todo o país e estrangeiro, Gabriel Macchi esteve a representar Portugal nos Jogos Paraolímpicos de 2012, em Pequim, e já conseguiu mínimos de participação para os Jogos Paraolímpicos do próximo ano, que se disputam na cidade brasileira do Rio de Janeiro. Estará acompanhado de um dos seus guias, Jorge Rodrigues e para a organização “ é uma honra ter o Gabriel Macchi na nossa corrida solidária. Ele aceitou imediatamente o nosso convite. È uma inspiração e um exemplo a sua forma de estar na vida, apesar dos problemas”.
Manuel Geraldes