Edição nº 1929 - 14 de janeiro de 2026

António Tavares
Editorial

O próximo domingo, 18 de janeiro, é dia de ir às mesas de votos, para votar nas eleições Presidenciais, através das quais será escolhido o novo Presidente da República Portuguesa, que sucederá no cargo a Marcelo Rebelo de Sousa.
Isto para a maioria dos eleitores, porque no passado domingo, 11 de janeiro, mais de 200 mil já exerceram o seu direito de voto, por antecipação.
O ato eleitoral do próximo domingo, no entanto, não deverá ser o único, uma vez que é muito pouco provável, ou mesmo impossível, que o próximo Presidente da república seja escolhido à primeira volta.
Assim, é quase uma certeza absoluta que os eleitores terão que voltar às mesas de voto, para uma segunda volta, na qual a eleição será decidida entre dois candidatos.
Algo que não é frequente, pois, até agora, nas Presidenciais só uma vez houve necessidade de uma segunda volta, em 1986, entre Mário Soares e Freitas do Amaral.
Outra curiosidade importante é que a haver uma segunda volta, há a particularidade que alguns jovens, que no próximo domingo ainda não tenham 18 anos, obviamente não poderão voltar, mas se até ao seguinte ato eleitoral os atingirem, já o poderão fazer. Ou seja, no cas de uma segunda volta haverá eleitores que não votarão na primeira, mas apenas na segunda.
E, já agora, não se esqueça que votar é um dever cívico.

14/01/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
Não existem registos a listar!

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video