Nas comemorações dos 107 anos
Centro Artístico lança clube de fados
O Centro Artístico Albicastrense (CAA) comemorou esta segunda-feira o 107º aniversário, com um programa festivo que teve início com a celebração de uma missa, na Sé de Castelo Branco.
As atividades continuaram depois na sede da coletividade, com a atuação da Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (TUSALD), que utiliza o salão do CAA para ensaiar, e da Filarmónica Retaxense.
Em noite de festa o CAA realizou também a cerimónia de entrega de diplomas a quem já é sócio da coletividade há 50 anos, com o presidente da Mesa da Assembleia Geral, André Matias, a agradecer a presença de todos bem como o apoio que a Câmara e a Junta de Freguesia de Castelo Branco têm dado ao CAA, realçando que a coletividade “para além de ter enriquecido culturalmente a cidade, serve de pilar a muitos sócios que fazem desta casa o local onde passam as suas noites e onde sentem a existência de uma segunda família”.
O presidente da Direção do CAA, Paulo Afonso, também começou por agradecer o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia de Castelo Branco, bem como de todos os sócios e corpos gerentes, para realçar que o Centro Artístico Albicastrense começa, cada vez mais, a ser procurado por instituições para realizarem as suas atividades.
Paulo Afonso garantiu ainda que “queremos deixar marca na vertente artística e cultural da cidade. Não queremos ser uma coletividade que faz de tudo um pouco, dando a ideia de uma manta de retalhos. Queremos ter uma identidade e essa identidade chama-se clube de fados de Castelo Branco. Queremos e sei que vamos conseguir” e revelou também que o CAA vai reativar a secção desportiva, com a formação de uma escola de futebol para jovens, um projeto de dois anos.
Presente nas comemorações, Fernando Raposo, vereador da Cultura da Câmara de Castelo Branco, homenageou os sócios do Centro Artístico Albicastrense e afirmou que” é um orgulho para a Câmara ver que a cidade tem grandes coletividades a dinamizar a vida da mesma”.
A Junta de Freguesia foi representada por Francisco Lourenço, que deu os parabéns ao CAA pelo seu aniversário e pelas atividades realizadas e dirigindo-se a Paulo Afonso e aos corpos gerentes, garantiu que podem continuar a contar com o apoio da Junta, o que também foi assegurado pelo major Alves, em representação do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco.