João Belém
O que precisamos versus o que queremos
Em 1943, o psicólogo norte-americano Abraham Maslow publicou o modelo da Teoria da Hierarquia das Necessidades que é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação.
Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.
Maslow categorizava as necessidades humanas numa hierarquia de importância e de influência, segundo uma pirâmide em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas ou básicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).
Assim começando da base para o topo teremos
1 - As necessidades básicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc.
2 - As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo
3 - As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.
4 - As necessidades de auto estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.
5 - As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.
As três primeiras são necessidades básicas. Desde que estejam satisfeitas, não pensamos nelas. As duas últimas são as necessidades aspiracionais ou de crescimento pessoal pois dificilmente podem ser completamente satisfeitas.
Analisemos então as hierarquias de Maslow no contexto das crianças de famílias com necessidades. Segundo ele, as necessidades sociais surgem no comportamento, quando as necessidades inferiores (fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Entre outras, as necessidades sociais estão relacionadas às necessidades de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.
Ora uma família carente dificilmente apresenta suas necessidades inferiores satisfeitas, nem sequer em níveis relativos, pois não existe garantia de alimentação, moradia, repouso e segurança física do grupo familiar, entre outras.
Uma criança, fruto desse ambiente, só poderá encontrar uma saída para seu futuro através da escola e do conhecimento de fatos e situações diferentes daquelas que está acostumado a viver, o que poderá abrir-lhe as portas do trabalho e da ascensão social.
O que se espera pois da escola é que possa fornecer-lhe as ferramentas necessárias para construir, degrau por degrau, a escada que lhe permitirá a consequente passagem para níveis mais elevados dentro da escala social, subindo na hierarquia das necessidades, promovendo a autoestima e o autodesenvolvimento.
É pois na escola que as famílias com necessidades depositam suas esperanças de um futuro, se não melhor, pelo menos diferente para seus filhos.
A missão da escola, como principal instrumento da transmissão de conhecimentos, é cumprir a função primordial da educação, isto é, tornar o sujeito capaz de agir conscientemente na transformação do conhecimento.
É esta a escada que conduz a criança na sua ascensão na Hierarquia das Necessidades de Maslow.
Devemos ter consciência disto e portanto refletir sobre o assunto pois muitas vezes as coisas que mais desejamos são as que menos precisamos.