29 julho 2015

Assembleia geral decorreu em Castelo Branco
Turismo do Centro aprova plano e orçamento para 2016

Turismo cb mov 01.jpgO Turismo do Centro aprovou, por unanimidade, o plano de atividades e orçamento para 2016, no valor de 7,5 milhões de euros.
A assembleia-geral decorreu na passada quarta-feira, dia 22, no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco.
“Em assembleia-geral ordinária, propusemos e aprovamos, por unanimidade, o nosso plano e orçamento para 2016. Estamos a falar de um plano de 7,5 milhões de euros dedicado ao Turismo Centro Portugal para 2016”, disse o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.
Na reunião, foram ainda aprovadas sete grandes linhas de ação a desenvolver, entre as quais se destacam o empreendedorismo, a qualificação do produto, formação ou o marketing digital.
Pedro Machado explicou que durante a reunião foi ainda apresentada uma nova proposta para a reestruturação do produto turismo do mar e água.
“Depois de termos apresentado em Leiria o produto sobre o património cultural, histórico e religioso e em São Pedro do Sul, o turismo natureza, hoje em Castelo Branco lançamos o projeto de reestruturação do produto sol e mar”, disse.
Segundo o presidente do Turismo do Centro, o objetivo passa por aproveitar as potencialidades e os recursos da Região Centro, sobretudo, as praias oceânicas, as atividades ligadas ao turismo náutico, mas também as albufeiras e barragens.
A ideia é desenvolver um produto estruturado em que a água e o mar são o recurso que queremos valorizar em complemento daquilo que são os produtos convencionais do Turismo do Centro”, concluiu Pedro Machado.
Em Castelo Branco, foram também divulgados pelo IPAM – The marketing School, os resultados do primeiro barómetro da marca Centro de Portugal, onde Coimbra (68,5 por cento) e Aveiro (22,9 por cento), são as cidades mais reconhecidas.
A Universidade de Coimbra (44,7 por sento) e o Santuário de Fátima (44,4 por cento) são apontadas como as principais atrações turísticas da Região.
Segundo o barómetro, cerca de 30 por cento dos 1.100 inquiridos costuma fazer férias ou visitar a Região, sendo que destes, mais de metade (53 por cento) faz uma visita anual com duração da estadia inferior a três dias, 42 por cento preferem as unidades hoteleiras e 30,6 por cento opta pela casa de familiares ou amigos.
Quanto aos gastos médios nestas estadias, 44 por cento dos inquiridos afirma gastar, em média, até 150 euros.
O barómetro aponta ao nível da gastronomia, o leitão, os ovos-moles e a chanfana como as iguarias incontornáveis, e nas tradições, destacam-se a Queima das Fitas, as tradições académicas.
Nos eventos anuais, a Queima das Fitas de Coimbra, as comemorações do 13 de maio e a Feira do Chocolate de Óbidos assumem especial relevo.
A simpatia e o acolhimento foram avaliados com bom ou excelente por 82,7 por cento dos inquiridos que fizeram férias ou visitaram esta região, sendo que a avaliação da qualidade global da experiência turística no Centro de Portugal é muito favorável.
Do total de inquiridos, 98 por cento recomendaria a Região Centro de Portugal a terceiros.
A realização do barómetro esteve a cargo do IPAM, que inquiriu cerca de 1.100 pessoas, realizado na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira Internacional de Lisboa, entre 25 de fevereiro e 1 de março de 2015.

28/07/2015
 

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