Joaquim Martins
Vence a indiferença e conquista a PAZ
Vence a indiferença e conquista a PAZ – É o tema da mensagem do Papa Francisco para o próximo dia 1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz. É um apelo e um desafio. Que todos, nos diversos níveis se empenhem “a realizar a justiça e a trabalhar pela paz.”
A mensagem, como assinalou D. Manuel Clemente, “é uma autentica agenda para o ano que começa”(DN,29/12) dirigida a todos os homens crentes e não crentes. Especialmente à Igreja. Aos católicos, que, neste ano da Misericórdia, aberto pelo Papa, são convidados à conversão e ao compromisso solidário. A vencer a indiferença. A “abrir-se «àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais, que muitas vezes o mundo contemporâneo cria de forma dramática», sem cair «na indiferença que humilha…”(Nº2)
O Papa denuncia “as diferentes fisionomias da indiferença”, a nível pessoal, comunitário e institucional, quer em relação aos outros, quer em relação ao ambiente, mostrando que é essa “indiferença globalizada” e a prevalência de uma cultura do lucro e do hedonismo que trava a conquista da PAZ (Nº4).
Urgindo “fomentar uma cultura de solidariedade e misericórdia para se vencer a indiferença” o Papa lança “ um premente apelo aos líderes dos Estados para que realizem gestos concretos a favor dos nossos irmãos e irmãs que sofrem pela falta de trabalho, terra e teto” e a uma revisão das relações entre os povos de modo a não haver exclusões na vida da Comunidade Internacional. E nessa perspectiva, formula um “tríplice apelo: apelo a abster-se de arrastar os outros povos para conflitos ou guerras… apelo ao cancelamento ou gestão sustentável da dívida internacional dos Estados mais pobres; apelo à adoção de políticas de cooperação … respeitadoras dos valores das populações locais e que, de maneira nenhuma, lesem o direito fundamental e inalienável dos nascituros à vida.”(Nº8)