30 de dezembro de 2015

A ECONOMIA, A EDUCAÇÃO, A SAÚDE E A AÇÃO SOCIAL SÃO ÁREAS FORTES DO ORÇAMENTO
Assembleia Municipal aprova orçamento de 18 milhões de euros para 2016

A Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova, na sessão realizada dia 19 deste mês, aprovou, por maioria, com as abstenções do Partido Social Democrata (PSD) e da Coligação Democrática Unitária (CDU), as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da Câmara para 2016.
O Orçamento, que ascende a 18.087 milhões de euros, traduz um aumento de 9,76 por cento em relação ao orçamento deste ano, devido ao aumento na previsão de receitas provenientes de financiamento comunitário, obtido do final do quadro comunitário, não aproveitado por outros proponentes.
O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, realçou que “este é um Orçamento que reflete o investimento nas pessoas, incidindo em áreas como a economia, a educação, a saúde e ação social”.
No documento estão refletidas medidas de diferenciação positiva que desagravam a carga fiscal às famílias do Concelho, como a aplicação da taxa mínima de IMI e do IMI Familiar, bem como a devolução da participação variável de cinco por cento no IRS a favor dos munícipes.
A educação também continua a ser uma das apostas da Câmara, com os apoios a incluírem refeições escolares gratuitas para crianças desde o berçário ao 1º Ciclo do Ensino Básico, oferta de manuais escolares aos alunos do 1º Ciclo, transportes escolares gratuitos para alunos até ao 12º ano e a comparticipação de propinas para alunos do Ensino Superior, além da autarquia também garantir atividades de enriquecimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo.
Na sessão da Assembleia Municipal foi também aprovado, por maioria, com a abstenção do PSD, a adesão da Câmara de Idanha-a-Nova à associação Iniciativa para a Economia Cívica.

30/12/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video