Divulgação científica
Politécnico participa no Ano Internacional da Luz 2015
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz, dando lugar a um projeto de divulgação científica multidisciplinar e educativo que envolve mais de 100 parceiros de 85 países. Portugal, através da Ciência Viva, da Sociedade Portuguesa de Física e da Comissão Nacional da UNESCO, integra o programa mundial. O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da Escola Superior de Tecnologia (EST) associa-se ao evento, como parceiro na Comissão de Entidades Representadas, através do projeto On-Light: Rede Social Ótica, que nasceu da parceria entre o Politécnico e três escolas do Distrito de Castelo Branco, que são a Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas do Fundão e a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã.
O fenómeno das redes sociais na Internet serviu de mote para este projeto, que tem como objetivo criar uma rede de comunicação simples, usando a luz visível como meio de transmissão. Assim, foi desenvolvido um conjunto de emissores/recetores óticos, designados estação. Quando duas ou mais estações estiverem alinhadas umas com as outras, serão capazes de comunicar entre si, criando uma rede que permita a troca de mensagens de um utilizador para outro.
Pretende-se assim criar sinergias entre diferentes níveis de ensino, para que se apliquem alguns dos conceitos estudados em Física (efeito fotoelétrico e as propriedades da luz), de forma experimental e com a finalidade de comunicar. Do sistema de transmissão é de destacar a utilização de uma lâmpada de LEDs, que para além de servir para iluminar o meio onde se insere, serve também para enviar a informação desejada. No sistema de receção destaca-se o fotodíodo, elemento fundamental na comunicação, pois é graças a ele que é possível recuperar o enviado pelo emissor, sob a forma de impulsos óticos.
Neste âmbito, o professor Rogério Dionísio, coordenador do projeto, acompanhado por alunos da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações, dinamizarão diversas sessões experimentais envolvendo luz visível, fibra ótica e lasers junto das escolas EB1 do Distrito de Castelo Branco.