CATAA credenciada pelo IEFP como entidade prestadora de apoio técnico
A Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco (CATAA) foi credenciada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) como Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT), para atuar na Região da Beira Baixa.
A CATAA integrou, dia 22 de julho, o grupo de 75 entidades que estabeleceram protocolos de cooperação com o IEFP, integrando assim a EPAT, especializadas no domínio da prestação de serviços de apoio técnico aos projetos para a criação de empresas.
Para o IEFP, “o investimento na rede EPAT representará cerca de 1,1 milhões de euros de euros em 2015 e 3,3 milhões de euros em 2016, para um total de 2.400 projetos abrangidos pelos programas de empreendedorismo da responsabilidade do IEFP. O investimento consubstancia-se no apoio técnico aos projetos de criação de empresa, através das entidades da rede EPAT, que atuarão numa lógica de proximidade aos promotores e como um suporte no desenvolvimento dos projetos de criação de emprego, desde a fase de planeamento, antecedente à sua criação, até ao momento de implementação das empresas, contribuindo para a sustentabilidade dos negócios”.
A CATAA, através do Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco, participará no apoio às iniciativas de empregabilidade do IEFP, no âmbito das medidas e programas de empreendedorismo, com o objetivo de estimular a criação de empresas e de micro negócios sustentados e potenciadores do tecido empresarial local e regional.
Refira-se que a CATAA é a única entidade da Beira Baixa credenciada como EPAT pelo IEFP.
No que respeita aos apoios os destinatários são os empreendedores candidatos às medidas do IEFP Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e Programa Investe Jovem, que poderão usufruir do apoio gratuito prestado pela CATAA (EPAT). O apoio é prestado até ao segundo ano de atividade da empresa.
Neste âmbito a CATAA disponibiliza acompanhamento personalizado; consultoria e formação à medida, realizadas em áreas de maior necessidade dos empreendedores; desenvolvimento do modelo de negócios e do plano de negócios e divulgação e promoção do negócio, procura de mercados e clientes.