Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco assinala segundo aniversário
Empreendedores podem desenvolver plano de negócio on-line
O Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco assinalou o segundo aniversário na passada quarta-feira, 29 de julho, com a apresentação de uma nova plataforma on-line, o Rocketplan, que vai permitir a qualquer empreendedor ou inovador desenvolver o seu modelo e plano de negócio.
O Rocketplan é uma plataforma on-line, totalmente gratuita, onde qualquer pessoa, a partir de uma ideia, pode desenvolver o seu plano de negócio, sem que para o efeito haja a necessidade de recorrer a outros meios.
A ferramenta disponibiliza toda a informação necessária ao utilizador que apenas precisa de fazer um registo on-line.
Durante a sessão comemorativa do segundo aniversário, o diretor executivo do CEI, João Borga, avançou com alguns dados sobre o Centro que, no seu curto período de existência, recebeu 70 candidaturas.
“Em dois anos, recebemos 70 candidaturas das quais, 50 foram aceites e 21 transformaram-se em empresas”, adiantou.
“As pessoas, os inovadores e os empreendedores de Castelo Branco têm aderido ao CEI. Essa é a nossa grande vitória”, disse.
Em dia de aniversário, João Borga explicou que o CEI passa também a disponibilizar uma biblioteca com mais de 200 livros técnicos de referência que podem ser consultados pelos empreendedores.
O CEI passou também a estar credenciado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), como entidade prestadora de apoio técnico para atuar na Região da Beira Baixa (ler notícia).
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, sublinhou que o CEI veio mudar o panorama económico e social da cidade e do Concelho de Castelo Branco.
“É inquestionável que hoje passa por aqui (CEI) o empreendedorismo da Região e também o incentivo à economia”, disse.
O autarca adiantou que o centro constitui um espaço facilitador de novos negócios e empresas.
“O CEI faz parte da nossa estratégia para o desenvolvimento económico do Concelho e da Região”, concluiu.
O Centro foi inaugurado em julho de 2013 e representou um investimento de 3,6 milhões de euros, verba proveniente do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), num pacote total de seis milhões de euros que além do financiamento desta infraestrutura, incluiu verbas para o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA).