Centro Hospitalar da Cova da Beira certifica novos serviços
Os serviços de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) obtiveram a certificação ISO 9001:2008, elevando para mais de duas dezenas os serviços certificados.
“O significado que atribuímos à confirmação da certificação e à certificação de outros serviços (Ginecologia e Obstetrícia), quer dizer que estamos a dar continuidade ao nosso processo de qualificação dentro daquilo que são as normas de certificação do CHCB”, explicou o presidente do conselho de administração do CHCB, Miguel Castelo Branco.
A certificação foi obtida no início do mês de agosto e engloba a Maternidade, Unidade de Urgência Obstétrica e Ginecológica, Consulta Externa de Obstetrícia e Ginecologia e a colheita de sangue e de tecido do cordão umbilical.
Miguel Castelo Branco adiantou que o objetivo do CHCB “ é ser um centro hospitalar de elevada qualidade e de excelência, nos serviços que presta”.
“Sabemos que a excelência passa muito por questões de natureza organizacional, pela motivação dos profissionais e nós tentamos conciliar todos esses interesses no sentido de ter um hospital de elevada qualidade e que possa servir adequadamente e a população. Isso para nós é fundamental”, disse.
A atribuição do certificado seguiu-se a uma auditoria realizada pela SGS Portugal que permitiu certificar, pela primeira vez, novos serviços e revalidar o certificado de conformidade a mais 17.
Além de Ginecologia e Obstetrícia foi certificado o Serviço Social, Serviço de Logística Hospitalar e o de Auditoria Interna de Gestão.
O CHCB revalidou ainda a certificação nos serviços de Anatomia Patológica, Consulta Externa, Imunohemoterapia, Patologia Clínica, Pediatria e Serviços Farmacêuticos.
Além destes, foram ainda revalidados a Medicina da Reprodução, Unidade de Cuidados Intensivos, Hospital de Dia, Bloco Operatório, Cirurgia do Ambulatório, Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, Instalações e Equipamento, Gestão da Qualidade, Formação, Recursos Humanos e Comissão Controle da Infeção.
Estas certificações juntam-se à Acreditação da Joint Com-mission Internacional servindo ambas para garantir que todas as atividades cumprem requisitos de qualidade e segurança, baseados nas melhores práticas internacionais.
Miguel Castelo Branco sublinhou ainda que a maior parte dos serviços do CHCB já se encontram certificados: “faltam muito poucos”.
“Temos um hospital com profissionais altamente motivados no que diz respeito à prestação de serviços de qualidade. Sabemos que há dificuldades, nomeadamente carências de pessoal médico em algumas áreas. Isso traz alguns problemas que não conseguimos resolver, designadamente listas de espera”, apontou.
Apesar disso, o responsável do CHCB, realça que “o esforço que o hospital está a fazer tem sucesso e é um esforço que se deve à vontade e à energia dos nossos colaboradores”.
CC