DE QUINTA-FEIRA A SÁBADO, NA ESALD
Sá Pinto participa no II Congresso de Fisioterapia Desporto – Após a lesão
A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco realiza, entre quinta-feira e sábado, o II Congresso de Fisioterapia da ESALD, suboirdinado ao tema Desporto – Após a lesão.
A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Fisioterapia da ESALD (NFTESALD), com apoio da área científica de Fisioterapia, e decorrerá na ESALD e na Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco.
O Congresso tem como objetivo “apresentar medidas para uma boa intervenção desde a prevenção até à recuperação da lesão”.
O programa inclui um curso pré-congresso, quinta-feira; palestras, sexta-feira; e workshops, sábado, apresentados por investigadores e profissionais de saúde de renome nacional e internacional, com o objetivo de dar a conhecer e refletir acerca do mecanismo de lesão e o retorno à atividade de atletas nas diferentes modalidades.
Quinta-feira, na ESALD, destaca-se a presença de Pedro Pezarat Correia, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e coordenador do Laboratório de Comportamento Motor, um reconhecido investigador na área da dinâmica do movimento, que realizará o curso pré-congresso intitulado Propriocepção, em conjunto com Nuno Cordeiro e Abel Rodrigues, professores adjuntos do curso de Fisioterapia na ESALD e fisioterapeutas com elevada experiência na área desportiva e músculo-esquelética. O dia termina com a sessão solene de abertura do congresso.
A manhã de sexta-feira, no auditório da EST, será preenchida pelos temas mais centrais da temática do evento como Return to Play: diferentes perspetivas, que conta com a presença de Ricardo Sá Pinto e Ana Hormigo entre outros. Na segunda mesa do dia, Perfil de Competências do Fisioterapeuta no Desporto, a palestra será dirigida pelo fisioterapeuta Marco Jardim, que é professor convidado da Escola Superior de Saúde de Setúbal e presidente do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto. Durante o período da tarde, os temas das mesas serão Innovative Analyses of Human Movement, Indicadores de Fun- cionalidade para retorno à atividade, onde marcarão presença palestrantes como Ni-cholas Stergiou, reconhecido pelo seu trabalho de investigação na área da Biomecânica e Robótica, professor na Universidade do Nebrasca e que se encontra em Portugal ao abrigo do FULBRIGHT—Specialist Program 2015/2016 e Telmo Firmino, fisioterapeuta coordenador do Departamento Médico de Futebol no Sport Lisboa e Benfica. Neste dia serão igualmente apresentados os posters selecionados.
Sábado, os workshops decorrerão nos laboratórios e auditório da ESALD. O workshop com o tema Módulo Avançado – Ligaduras Funcionais para Membro Inferior destina-se apenas a fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia e os workshops Bridging the Gap: da reabilitação à performance, Posturologia, Isocinético e FIFA 11+ são abertos ao público em geral.