Integrado no movimento Plantar Portugal
Câmara planta cerca de cinco mil árvores na Serra da Gardunha
A Câmara de Castelo Branco aderiu ao movimento Plantar Portugal, que é um movimento de cidadania ativa que tem como objetivo motivar voluntários com vista à conservação da natureza para o uso racional dos recursos naturais.
Assim, com esse objetivo a Câmara, em conjunto com as freguesias de S. Vicente e de Louriçal do Campo, bem como das escolas, iniciou, quinta-feira, a plantação de cinco mil árvores num terreno que é propriedade da Câmara, junto a Casal da Serra, na Freguesia de S. Vicente da Beira.
A Câmara recorda que “Castelo Branco é detentor de uma enorme área florestal que, ao longo dos últimos anos, foi fustigada por incêndios de grandes dimensões, nomeadamente nos anos de 2003 e 2005, e este ano ocorreu igualmente um incêndio, em Monforte da Beira, onde arderam mais de mil hectares”.
Tudo para adiantar que “esta foi uma das razões pelas quais a autarquia aderiu ao movimento Plantar Portugal. Para, deste modo, também contribuir para a Conservação da Natureza, Biodiversidade e uso racional dos recursos”.
Acrescenta que a autarquia “pretende associar-se a esta iniciativa e, desse modo, atempadamente submeteu uma candidatura ao ICN, para um projeto de florestação na Serra da Gardunha, no Casal da Serra, na Freguesia de S. Vicente da Beira, de que resultou o fornecimento de cerca de cinco mil árvores de espécies autóctones, nomeadamente castanheiros e carvalhos”, que foram plantadas quinta-feira.
Refira-se ainda que este projeto decorre em paralelo com outro, promovido pela autarquia, que tem como objetivo a erradicação de espécies arbustivas invasoras, especificamente de acácias mimosas.