Plataforma organiza manifestação contra as magacentrais solares
A Plataforma de Defesa do Parque Natural do Tejo Internacional organiza, dia 31 de janeiro, em Lisboa, a manifestação nacional O Interior não está à venda – Não às megacentrais solares.
No dia anterior, 30 de janeiro, uma pequena delegação entregará na Assembleia da República a petição pública Salvem a Beira Baixa - Parem as Megacentrais Solares!.
A Plataforma recorda que “o projeto Central Fotovoltaica da Beira foi chumbado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pela segunda vez”, para realçar que, “no entanto, o promotor poderá reapresentá-lo, sob outra forma, no prazo de seis meses. Paralelamente, a decisão da APA relativamente ao projeto CSF de Sophia deverá ser conhecida até 9 de fevereiro”.
É também avançado que “a petição e a manifestação constituem, em conjunto, um sinal forte e impossível de ignorar dirigido aos decisores políticos sediados na capital, bem como aos promotores destes e de outros megaprojetos destrutivos na Beira Baixa e em todo o País. Projetos que nada têm de verdadeiramente limpos ou sustentáveis”.
Por outro lado é realçado que “a Beira Baixa é aqui apresentada como exemplo de todo o Interior de Portugal. Não somos um território morto, pelo contrário. O que está em causa é uma região única, em grande parte ainda intacta, repleta de diversidade, beleza e vida. E é exatamente isso que levaremos a Lisboa no dia 31 de janeiro. As nossas tradições, a nossa cultura, a nossa natureza, os nossos rostos, a nossa alma”.