TERRAS DO LINCE
Estratégia de turismo sustentável reconhecida pela Europarc
A Carta Europeia de Turismo Sustentável da Terras do Lince, representada pela Reserva Natural da Serra da Malcata, através do destino que integra os concelhos de Sabugal, Penamacor e Almeida, foi a única reconhecida pela Federação Europarc, no Charter Award Ceremony 2016, que se realizou dia 7 deste mês, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O galardão foi recebido por uma comitiva que integrou os presidentes das câmaras de Sabugal, Penamacor e Almeida; os presidentes das assembleias municipais de Sabugal e Penamacor, e a coordenadora da Territórios do Coa, que é a entidade responsável pela gestão e coordenação do projeto.
Para os municípios envolvidos “esta é uma relevante certificação do território que compreende a Reserva Natural da Serra da Malcata, numa estratégia integrada do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e dos três municípios, em estreita articulação com uma vasta parceria que integra agentes públicos e privados do território de influência”.
Sob o lema Good for Parks, Good for People, a diretora executiva da Federação Europarc, Carol Ritchie, sublinhou a importância do turismo de natureza, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e integrado dos territórios.
A Carta Europeia é um contributo para o cumprimento da Agenda 21, que é o programa de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e que foi aprovado no Rio de Janeiro, em 1992.
A Terras do Lince cumpriu assim com as condições prévias para o reconhecimento da sua CETS, nomeadamente: a análise da situação atual em todas as áreas relacionadas com o turismo; a elaboração de uma estratégia, e a formulação de um plano de ação para um horizonte de cinco anos. Findo esse prazo, será reavaliado o reconhecimento formal por parte da Federação Europarc.