A FAZER DA VILA MADEIRO PÓLO DE ATRAÇÃO
Penamacor Vila Madeiro está inaugurado
O Penamacor Vila Madeiro teve início no passado sábado, 6 de dezembro, e, agora, prolonga-se até dia 25.
No primeiro dia, foi inaugurado o certame, que, este ano, conta com mais de 60 expositores, e da exposição Altos-relevos e escultura na obra de Bertino Cordeiro, que está patente no Museu Municipal de Penamacor até 27 de fevereiro do próximo ano. Durante a noite, a tenda gigante instalada na Praça Nova do Ex-quartel recebeu o concerto Uma cura na Raia, espetáculo que integra o processo de levantamento do património musical promovido pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, em colaboração com a Câmara de Penamacor, a Academia de Música e Dança do Fundão e diversas associações do Concelho.
Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara, José Miguel Oliveira, afirmou que “estou extremamente satisfeito pelo arranque de mais uma edição do Vila Madeiro, que celebra um Madeiro que é nosso há tantos anos, mas que, com o último executivo, cresceu e ganhou a fama de ser o Maior de Portugal. É uma marca que nos define e nos orgulha”.
José Miguel Oliveira garantiu, ainda, que quem visitar Penamacor, até ao próximo dia 25 de dezembro, irá não só levar na memória a tradição do Madeiro, mas também “o calor de um povo que tão bem sabe receber”.
Já no passado domingo, 7 de dezembro, teve lugar o primeiro grande momento da festa, com a tradicional concentração do Madeiro, no recinto de Nossa Senhora do Incenso. Durante a noite, o espaço recebeu o espetáculo dos 4 Mens e a animação musical e itinerante dos Folkings, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor, de Os Arrebimbas – Concertinas da Boidobra e de grupos espontâneos. Ainda no mesmo dia, o Teatro Clube de Penamacor recebeu o Fórum Madeiro – A Chama da Tradição, e a Tenda Vila Madeiro recebe a atuação da turma juvenil da Escola Geração Musical.
A terminar o primeiro fim de semana de festa, na passada segunda-feira, 8 de dezembro, Penamacor saiu à rua para saudar, o desfile do Madeiro, com o cortejo de tratores a carregar os troncos desde o Recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao Adro da Igreja, local onde o monte de lenha fica depositado até ao grande dia.