16 de março de 2016

ENTRE SEXTA-FEIRA E DOMINGO
O queijo é o rei da feira em Alcains

O queijo volta a ser rei na 11ª Feira do Queijo, que decorre no Largo de Santo António, em Alcains, entre sexta-feira e domingo. Ao longo dos três dias, aquele que é uma das imagens de marca da vila pode ser apreciado e comprado, num certame que também apresenta outros produtos locais e onde não faltarão diversas atividades.
A Feira do Queijo, que é organizada pela Câmara de Castelo Branco e pela Junta de freguesia de Alcains, abre portas sexta-feira, às 18 horas.
A animação musical chega à noite, com os Contratempo, às 21h30, e os Unknow, às 23 horas.
Sábado, o programa começa às 10h30, com uma alvorada pelo Grupo de Percussão da Associação Recreativa e Cultural de Alcains (ARCA) e às 11 horas, o certame é inaugurado pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
Em matéria de animação, às 15h30 atua o Grupo de Percussão Tradicional de Castelo Branco Os Chibatas, enquanto a partir das 17 horas é a vez do Rancho Folclórico Escalos de Cima, da Associação Squalius. À noite, a partir das 21h30, sobe ao palco Rui Alves.
Domingo o dia começa às nove horas, com a tradicional caminhada Rota das Leiteiras dinamizada pela Associação Papa-Léguas.
Segue-se, às 10 horas, um passeio de motas e motorizadas dinamizado pelo Motoclube Dog’s Land.
A partir das 16 horas atua o Rancho Folclórico Os Loureiros da Lardosa.
Refira-se que ao longo dos três dias da Feira, além de uma dezena de pequenos produtores de queijo, estarão também presentes no Largo de Santo António cerca de 10 expositores, que apresentarão produtos como os enchidos, o azeite, o mel e o artesanato, não faltando também a gastronomia local.
No decorrer da Feira, a Casa Agrícola Cabeço do Carvão, em parceria com a doceira local Delícias da Bela, também apresenta o produto Doce Requeijão.
O técnico de produção da Casa Agrícola Cabeço do Carvão, Daniel Lopes, e a gerente da Delícias da Bela, Anabela, uniram esforços, para criar um novo produto, para rentabilizar e dinamizar um produto local, o requeijão ou travia da Beira Baixa.
Recorde-se que o requeijão é um subproduto que resulta do soro do fabrico do queijo de ovelha. Um subproduto que, agora, ganha uma nova forma, apresentando uma solução de consumo desta iguaria configurada em doce, sendo realçado que “o produto foi pensado para a criação de novos pratos onde o agridoce é procurado podendo entrar assim facilmente na confeção de diversas sobremesas e patês”.
A par do Doce Requeijão também marcarão presença no certame outros produtos lançados em 2015, como as bicas de azeite com queijo de ovelha e os pastéis de nata com creme de queijo amanteigado.

16/03/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video