16 de novembro de 2016

Câmara Municipal de Castelo Branco foi alertada para a situação há mais de um ano
BE denuncia existência de fibrocimento em jardim de infância de Tinalhas

O Bloco de Esquerda de Castelo Branco denunciou a existência de placas de fibrocimento no jardim de infância de Tinalhas e adianta que o município foi alertado para a situação há mais de um ano.
“O Bloco de Esquerda fez uma reunião de trabalho com o executivo da junta de freguesia e ficou muito preocupado com algumas situações, sobretudo, no jardim de infância de Tinalhas”, disse Luís Barroso, do Bloco de Esquerda de Castelo Branco.
O jardim de infância é atualmente frequentado por 12 crianças, com idades entre os dois e os cinco anos, uma professora e duas auxiliares de ação educativa.
Luís Barroso defende a “erradicação total” do fibrocimento no concelho de Castelo Branco e alerta para a alta toxicidade deste produto que está na origem de várias doenças respiratórias e de cancro pulmonar.
“O BE vai exigir um levantamento rigoroso e exaustivo à Câmara Municipal de Castelo Branco e que deverá ser feito em colaboração com as juntas de freguesia do concelho”, sustentou.
Este responsável adiantou que vai também solicitar que seja alocada uma verba no orçamento do município para 2017, destinada à remoção das placas de fibrocimento que ainda existem em vários edifícios públicos do concelho de Castelo Branco.
“Trata-se de uma decisão importante à qual queremos que todas as forças políticas se associem. Este jardim de infância é um daqueles casos que é prioritário. A junta de freguesia já solicitou a sua remoção e até hoje não passou de uma promessa”, sustentou.
Além deste jardim de infância, o BE diz que existem vários edifícios públicos no concelho de Castelo Branco onde a presença de amianto, nomeadamente,  os estaleiros municipais, um bairro social e ainda na Escola Afonso de Paiva, onde apesar de ter sido requalificada, ficou um armazém com placas de fibrocimento, junto à zona de recreio do estabelecimento de ensino.
Luís Barroso sublinhou que depois do alerta feito pela junta de freguesia de Tinalhas à Câmara Municipal de Castelo Branco há mais de um ano, esteve no local um técnico do município mas até agora nada foi feito para remover o fibocimento do edifício que tem mais de 20 anos.

16/11/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video