17 de agosto de 2016

NESTE FIM-DE-SEMANA
Prova exigente de trail passa por Vila Velha de Ródão

Cerca de meia centena de ultramaratonistas (provenientes da Argentina, Brasil, França, Holanda, Estados Unidos, Uruguai e uma grande armada de espanhóis) vão estar presentes pelos trilhos do concelho de Ródão nos dias 19 e 20 de agosto.
Vila Velha de Ródão contará com a presença dos atletas a partir das 2 horas do dia 19, e nas povoações anteriores de Alfrívida e Vale de Pousadas, deverão começar a passar cerca de 1 ou 2 horas antes. Prevê-se que até as 22 horas do dia 20 estejam a passar atletas em Vila Velha de Ródão.
A Portugal Ultramarathon para além de ser uma das maiores distâncias do mundo é também pioneira no uso de equipamentos de navegação e rastreamento. Trata-se da primeira ultramaratona no mundo a usar como única forma de navegação, o GPS.
Recorde-se que a PT281+ Ultramarathon é um evento lúdico/desportivo, pedestre em natureza com características de montanha. Desenvolve-se em percursos com a utilização de veredas, trilhos florestais, caminhos rurais, carreiros, trilhos pedestres e estradas de asfalto. Realizando-se o itinerário a pé e no menor tempo possível, guiados por GPS e coadjuvados por marcações fixas e móveis no terreno.
A opção pelo mês de Agosto prende-se com as inspirações da organização, pois para estar no patamar de uma das provas mais extremas do mundo, precisa-se de um factor externo bastante importante: o calor. Durante o mês de Agosto, nos locais de passagem da prova, os termómetros passam facilmente dos 40º, além de ser um calor seco, sufocante, ardente. Este é um factor que facilmente coloca a PT281+ num patamar de dificuldade extrema.
O percurso é feito de forma contínua, com partida de Belmonte e passagens por Sabugal, Sortelha, Penamacor, Serra de Malcata, Monsanto, Idanha-a-Nova, Tejo internacional, Vila Velha de Ródão e  com final em Proença-a-Nova.
É feito em regime de semi auto-suficiência, ou seja, apesar de ser um percurso contínuo, com um tempo limite de conclusão, os participantes encontrarão ao longo do percurso vários Postos de Controlo, onde poderão descansar e reabastecer as suas forças.

17/08/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video