18 de maio de 2016

CASTELO BRANCO RECEBEU SESSÃO DOS 40 ANOS DAS PRIMEIRAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM DEMOCRACIA
“Não há uma democracia verdadeiramente adquirida”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse em Castelo Branco, que não há uma democracia “verdadeiramente adquirida” e alertou que esta se constrói diariamente.
No dia em que se juntaram na cidade o atual chefe de Estado e o primeiro Presidente da República eleito em democracia, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, sublinhou que este dia ficará na história.
“A democracia está nas vossas mãos e a democracia constrói-se todos os dias. Não há democracia verdadeiramente adquirida. Todos os dias se constrói ou não se constrói a democracia. Hoje é um dia de construção da democracia”, afirmou o chefe de Estado durante um encontro/debate no Cine-Teatro Avenida, com jovens, no âmbito das comemorações dos 40 anos das primeiras eleições Presidenciais em democracia.
Na sessão, que contou com a participação do antigo Presidente da República Ramalho Eanes, o constitucionalista Jorge Miranda e o jornalista Joaquim Letria, Marcelo Rebelo de Sousa afir- mou que “é bom que tantos jovens aqui possam estar, porque é uma experiência histórica única poder partilhar a experiência de alguém sem o qual não teria havido democracia em Portugal”.
Segundo o Presidente da República, a democracia faz-se dos esforços de muitos, mas sublinhou que Ramalho Eanes teve um papel “decisivo” na construção da democracia portuguesa.
O chefe de Estado explicou o simbolismo deste encontro/debate se ter iniciado na cidade de Castelo Branco: “começámos onde era natural que começássemos”, afirmou, frisando o facto de Ramalho Eanes ser “um filho da terra”.
“Por isso, este momento histórico é duplamente histórico. É um reconhecimento de uma realidade muito importante, que são as raízes. E o Presidente Eanes tem as suas raízes aqui. É também uma homenagem às raízes, o estarmos aqui”, sustentou.
Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a ocasião para agradecer a Ramalho Eanes o que fez pela democracia.
“Bem-haja por aquilo que fez pela democracia no passado e por aquilo que vai fazer no futuro, porque estes jovens merecem e Portugal merece-o”, afirmou.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, considerou o “dia memorável” para a cidade, uma vez que juntou em Castelo Branco o atual Presidente da República e o primeiro Presidente da República democraticamente eleito em democracia.
“Este é um dia que ficará para a história. Será também um grande momento de aprendizagem em Castelo Branco”, disse.
O autarca adiantou ainda que o momento que se viveu na cidade, “provavelmente não se voltará a repetir com um Presidente da República e um ex-Presidente da República”.
Carlos Castela

18/05/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video