19 de outubro de 2016

Plataforma Tecnológica de Aprendizagens vai ser disponibilizada no segundo período
Câmara desenvolve projeto-piloto para o Ensino Básico

A Câmara de Castelo Branco está a desenvolver o projeto-piloto Tecnologias de Informação e da Comunicação – Recursos Educativos Digitais (TICRED), destinado ao Ensino Básico em que o objetivo passa pela disponibilização de conteúdos de aprendizagem gratuitos ao nível da Matemática e do Português.
Esta Plataforma Tecnológica de Aprendizagens para o Ensino Básico, vai estar disponível no início do segundo período letivo para o ensino da Matemática, abrangendo os alunos do 4º ano do Ensino Básico.
Contudo, a Plataforma vai também ficar acessível aos pais e encarregados de educação e aos professores.
A TICRED foi desenvolvida pela empresa Netsigma e para cada ciclo de escolaridade, tem uma equipa de docentes responsáveis pela conceção dos recursos educativos digitais para cada área disciplinar abrangida pelo projeto.
Para cada disciplina, são propostas lições explicativas dos vários conteúdos, fichas de avaliação e outros objetivos educativos digitais complementares, que podem ser estudados e experimentados na componente de estudo autónomo ou servir de recurso para serem utilizados em contexto de sala de aula por parte dos professores.
Numa primeira fase, o projeto vai privilegiar os anos terminais de ciclo (4º, 6º e 9º anos), por serem, alguns deles, alvos de avaliação externa por parte do Ministério da Educação, nomeadamente, ao nível da Matemática e do Português.
Cada área do saber, tem um consultor científico e pedagógico com a responsabilidade de garantir a operacionalização do projeto, sobretudo, ao nível da garantia da qualidade dos recursos educativos digitais produzidos e deve assegurar que as dúvidas colocadas possam ter uma solução efetiva no menos período de tempo.
O projeto vai ter ainda um conselho científico e pedagógico, que inclui os consultores científicos e pedagógicos, os diretores dos agrupamentos de escolas do Concelho e o presi- dente da Câmara de Castelo Branco ou um vereador por si designado, a quem compete definir e aprovar as áreas disciplinares por ciclos de escolaridade. Os consultores da TICRED, em cada uma das suas áreas disciplinares, em parceria com o Centro de Formação Contínua de Professores do Alto Tejo e da autarquia, devem também garantir a formação contínua dos professores sobre a plataforma tecnológica.
A autarquia espera que este projeto revele as suas potencialidades ao nível das aprendizagens escolares dos alunos, de modo a que possa vir a ser uma referência nacional em termos de um esforço explícito de política educativa de uma autarquia em prol da comunidade educativa. O objetivo passa por criar uma verdadeira comunidade educativa, por forma a que a plataforma esteja em constante desenvolvimento e seja sistematicamente enriquecida com novos objetos de aprendizagem.
A contratualização e seleção da equipa é da responsabilidade da Câmara de Castelo Branco.

19/10/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video