Hospital Amato Lusitano promove Jornadas de Enfermagem em Medicina Interna
O Serviço de Enfermagem de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) organiza amanhã, quinta-feira, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco, as II Jornadas de Enfermagem, subordinadas ao tema Desafios para o Futuro…
O presidente da iniciativa, Carlos Almeida, explica que as Jornadas têm como propósito “a definição de planos de enfermagem para os doentes que são cuidados no serviço de Medicina Interna a partir do contributo de vários atores com relevo no Sistema Nacional de Saúde (SNS) português”.
Adianta que aquilo que “queremos é que os planos de cuidados de enfermagem dos doentes do serviço de Medicina Interna do Hospital tenham aquilo que são as expectativas, sonhos e projetos de cada uma das pessoas que connosco contactam”.
Carlos Almeida realça que “não existem doentes no serviço de Medicina Interna mas variados doentes, variadas famílias, enfermeiros, outros profissionais de saúde, realidades muito diferentes e se formos capazes de tecer uma programação que as inclua ganhamos todos”.
Neste contexto, Pensar os desafios para o futuro no serviço de Medicina Interna é o tema que está em análise e debate, nas Jornadas, escolhido após o périplo que a comissão científica fez com os vários intervenientes na organização do evento.
Segundo os organizadores, existe a “dificuldade de fazer coisas em comum”, ou seja, desenvolver parcerias, trabalhar em rede mas essa é a palavra-chave da prestação de cuidados de saúde e em muitas outras áreas da sociedade, na última década”.
A organização realça que com a inclusão da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco na organização das jornadas demonstra-se, não só como é possível, mas como também é eficaz, sublinhando que “que- remos trazer para o primeiro lugar das nossas preocupações esta capacidade que existe no terreno de potencializar a excelência da prestação de cuidados de enfermagem”.
Para além dos dois painéis dedicados ao tema Pessoa com dependência, com intervenções de enfermeiros do serviço e de outras instituições do SNS, entre as 11h30 e as 13 horas, e Pessoas em fim de vida no hospital de agudos, entre as 15 horas e as 16h45, o programa prevê uma conferência inaugural e outra de encerramento.
A conferência inaugural, subordinada ao tema Desafios para o futuro na Enfermagem, começa às 10h30, com a intervenção de Lucília Nunes, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e vice-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
A conferência de encerramento, subordinada ao tema Depois do internamento, que continuidade de Cuidados na Comunidade?, conta com a intervenção de Manuel Lopes, que é o coordenador nacional para a reforma dos Cuidados Continuados Integrados.