Joaquim Martins
O Governo não caiu e temos Orçamento!
O Governo não caiu e temos Orçamento! – O Diabo não chegou, o Governo resistiu às pragas internas e às pressões externas e temos Orçamento do Estado para 2017.
Boas notícias. Não que os constrangimentos que afetaram o País e empobreceram os Portugueses, estejam resolvidos; Não que o retrocesso imposto pela Troika e generosamente aceite, pelos seus admiradores, tenha sido superado; Não que as taxas especiais ou temporárias tenham desaparecido.
Apesar de tudo, boas notícias! Vamos recuperando a confiança e autoestima; Vamos reavendo alguns anéis que podem ser necessários no futuro; Vamos readquirindo voz autónoma e inteligível nas instâncias europeias. E, contra todos, vamos reduzindo o défice e cumprindo os compromissos assumidos, apesar do clima de dúvidas e suspeições que os mais ilustres comentadores se têm encarregado de criar e alimentar.
Boas notícias, a fechar um mês que teria sido excelente para o País, para os Portugueses e para o Governo, não fora o drama, ou talvez melhor, a tragicomédia que tem como tema de fundo a Caixa Geral de Depósitos.
O Governo falhou ao não prever ou minimizar os efeitos de decisões mal ponderadas. A oposição aproveitou a falha para tentar impedir a capitalização da Caixa e simultaneamente minar a coesão do Governo. Conseguiu alguns ganhos: provocou demissões, terá minado algumas reputações, terá conseguido tirar o sono a alguns membros do Governo. Terá tido ganhos políticos? Não creio. A dramatização foi mais patética que convincente!!!
Os Portugueses querem soluções e sobretudo verdade e seriedade. E vão estar atentos ao novo Orçamento! E vão conferir em que medida cumpre as promessas do Governo. Para já, há que celebrar! Temos Governo, temos Orçamento, temos estabilidade e temos paz social! São bons sinais, na primeira semana do Avento!