30 de novembro de 2016

TRABALHOS VENCEDORES SERÃO APRESENTADOS NO CASTELO BRANCO MODA’17
Bordado de Castelo Branco tem concurso a nível nacional

A Câmara de Castelo Branco deu a conhecer ontem, terça-feira, o concurso O Bordado de Castelo Branco e a Moda, que vai ser promovido, a nível nacional, pela autarquia, em parceria com a Associação para o desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES) e a Associação para o Bordado de Castelo Branco.
O presidente da Câmara, Luís Correia, realçou que o concurso segue “a estratégia de promoção do Bordado de Castelo Branco” e tem como objetivos promover a aplicação do Bordado na moda, nas categorias de vestuário, acessórios e calçado; promover a inovação no Bordado de Castelo Branco; contribuir para a consciencialização sobre a importância dos produtos endógenos na afirmação da identidade dos territórios; promover a utilização das matérias-primas naturais; contribuir para a introdução do design nos produtos enquanto fator de promoção de valor acrescentado; promover, motivar e apoiar os criadores nacionais; e contribuir para o estreitamento da relação de cooperação entre os designers e os artesãos.
Luís Correia adiantou também que o concurso se destina a cidadãos Portugueses, estudantes do Ensino Superior e/ou diplomados em Design de Moda há menos de seis anos, que podem participar individualmente ou em grupo.
Por isso, realçou que o concurso será dado a conhecer a “todas as escolas de Ensino Superior dedicadas à moda”, com o vereador com o pelouro da Cultura, Fernando Raposo, a sublinhar que esta é uma forma “de levar Castelo Branco pelo País foram, através do Bordado de Castelo Branco, ao mesmo tempo que se promove o setor da moda, que é ensinado na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESARET) de Castelo Branco, o que abre portas aos formandos desta escola”.
Os projetos devem ser apresentados a concurso até ao dia 31 de janeiro do próximo ano, de modo a serem analisados e selecionados pelo júri, que decidirá da sua admissão, até dia 27 de fevereiro de 2017, sendo os resultados divulgados no portal da Câmara e por correio eletrónico a partir do dia 1 de março de 2017. Depois disso, até 20 de março, os concorrentes têm que juntar às propostas toda a documentação e materiais previstos, para que os resultados do concurso sejam divulgados a partir de dia 15 de abril.
O calendário continua com a entrega de materiais de styling até dia 2 de maio, sendo que os trabalhos vencedores serão apresentados no desfile Castelo Branco Moda’17, em data ainda a definir.
Refira-se que o júri, que será presidido por um representante da Câmara, integra a estilista Alexandra Moura; um representante da ADRACES; um representante da Associação para o Bordado de Castelo Branco, Manuel Serrão, em representação do Porto Fashion Week; Catarina Cunha, em representação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE); e Jorge Fiel, em representação do T Jornal.
Em matéria de prémios, o primeiro classificado receberá 1.500 euros, o segundo mil euros e o terceiro 500 euros.
Luís Correia adiantou ainda que os trabalhos presentes a concurso ficarão na pose da Câmara, sendo posteriormente integrados no espólio do Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, que será inaugurado “em meados do próximo ano”.

30/11/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video