2 de novembro de 2016

CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2016/2017
“Universidade Sénior é a maior escola da cidade”

A Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) assinalou, quinta-feira, a abertura do ano letivo 2016/2107, com uma cerimónia realizada no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, que começou com a atuação, como não podia deixar de ser, da Tuna da USALBI.
Depois o presidente da Universidade, Arnaldo Brás, realçou que esta, “ano após ano tem aumentado o número de alunos”, sublinhando que “ao longo dos 12 anos de existência tem consolidado um espaço de vivências, de afetos, de aprendizagens”, não deixando de realçar que “sem os professores, em regime de voluntariado, a USALBI não seria o que é hoje”.
Arnaldo Brás destacou também que a USALBI “é uma resposta social diferente para aqueles que não se conformam em ir para o banco do jardim, quando deixam de trabalhar”.
Destacou, por outro lado que a USALBI “é a maior escola da cidade, contando atualmente, com 848 alunos e 55 professores, aos quais há ainda a juntar os colaboradores”, para avançar que “estamos a crescer e há que estar preparados para isso”.
Arnaldo Brás recordou ainda que além de Castelo Branco a USALBI soma já seis pólos, em Alcains, Almaceda, Cebolais de Cima/Retaxo, Santo André das Tojeiras, São Vicente da Beira e Sarzedas, revelando que “há solicitações para ir para outras freguesias”.
Tudo isto, num momento em que a USALBI, em Castelo Branco, já está a funcionar em novas instalações, no ex-Quartel de Cavalaria, no centro da cidade.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, afirmou que a USALBI “é uma instituição em que temos muito orgulho”, sublinhando, também, que “todos ficamos a ganhar com a USALBI, que tem ajudado muito a nossa comunidade”.
Luís Correia defendeu que “a aposta em projetos sócias deve ser continuada”, até porque “o sucesso neste projetos nos dá mais garantia e mais força para outros projetos”. Acrescentou que “este é um projeto de cariz social que tem de servir de incentivo para outros, para dinamizar o Concelho”.
A abertura do ano letivo da Universidade, contou ainda por uma conferência proferida por Valter Lemos, que teve como tema as políticas sociais. Um tema que considerou “importante”, porque “as diferenças sociais são um dos temas mais importantes do nosso tempo”.
Partindo do ponto que A diferença é natural. A desigualdade é construída pelos homens, Valter Lemos explicou que “a diferença são coisas naturais e, felizmente, somos todos diferentes”. Mas alerta que, por vezes, as pessoas confundem diferença com desigualdade”, quando, realça, “a desigualdade assenta no que são as leis dos homens, não nas leis da natureza”.
Tudo, para avançar que “desde o Século XVIII tem-se tentado construir uma sociedade menos desigual”, afirmando, mais à frente, que “se a desigualdade é construída pelo Homem, também pode ser desconstruída pelo Homem”.
António Tavares

02/11/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video