STARTUP NASCEU NO CENTRO DE EMPRESAS INOVADORAS DE CASTELO BRANCO
Science Track produz jogos baseados nas tradições e na cultura portuguesas
Uma startup de Castelo Branco, a Science Track, produz jogos e brinquedos com base em diversos conhecimentos científicos que têm por base a cultura e as tradições portuguesas e parte do resultado das vendas reverte para ajudar crianças moçambicanas.
Segundo José Pedro Marques, responsável pela empresa, a ideia para avançar com a criação da empresa, surgiu na sequência de um trabalho de mestrado que fez em Castelo Branco e que envolveu idosos institucionalizados e crianças.
“Reparei que havia um tema em comum (entre idosos e crianças), brincar e estar em conjunto, aprenderem. Deste modo surgiu a ideia de criar uma empresa de jogos tradicionais ligados à zona das Beiras e à nossa história ligada ao mar”, disse.
Os jogos e brinquedos produzidos nesta startup, incubada no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco, utilizam apenas materiais naturais, como a madeira, a cortiça ou o papel, não havendo recurso a materiais plásticos.
“O nosso produto é completamente diferente daquilo que existia no mercado até agora e todos os jogos ou brinquedos têm sempre uma base científica. Acredito que através do jogo, da brincadeira e do lazer se pode promover a cultura, o desenvolvimento intelectual, afetivo e social do ser humano”, sustentou.
A Science Track, criada em 2015, contribui ainda para ajudar as crianças moçambicanas, doando 35 cêntimos por cada jogo ou brinquedo vendido à Um Pequeno Gesto (UPG), uma ONG sem fins lucrativos, que atua em Moçambique (Província de Gaza) desde 2004 e que atualmente apoia diretamente mais de 900 crianças.
“Temos um compromisso com a natureza, com o planeta e com as pessoas. Por isso, os materiais utilizados são naturais e 35 cêntimos são doados à UPG”, sublinhou.
Para a construção dos jogos e brinquedos que já são comercializados nas principais cidades do País como Lisboa e Porto, são previamente efetuadas diversas pesquisas sobre a história e as tradições portuguesas, bem como os conhecimentos científicos envolvidos.
A empresa, com sede no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco, acaba de receber uma menção honrosa no Concurso Internacional Ciencia en Acción 2016.
Este concurso premeia anualmente trabalhos em língua portuguesa e espanhola que sejam inovadores e bem fundamentados em termos científicos e que contribuam para a educação e a cultura dos cidadãos, sendo que a entrega de prémios decorre no dia 9 de outubro, em Algeciras, Espanha.