Joaquim Martins
Nascer de Novo!
Nascer de Novo! – Vamos celebrar o Natal. O acontecimento mais marcante da história da humanidade. Um momento de viragem. Há um Antes e Depois.
Natal. O nascimento de um Menino Deus – JESUS - que viria propor uma revolução: construir de raiz um reino de amor e paz. Sem muros de fronteiras, raças, cores, povos e crenças. Um reino à escala global. Uma só família humana. Filhos muito amados de um Deus Pai. Irmãos diferentes, com talentos e carismas diferentes convocados para a tarefa da construção. Um reino com apenas um mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros”.
O atrevimento da proposta e os sinais desse novo reino - os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres…(Mt 11,4-5) – que começavam a despertar consciências e discípulos, assustaram os privilegiados e os detentores do poder, que, não hesitaram em condená-lo à morte.
Mas ELE Ressuscitou, e desafiou os que nele creem – os cristãos - a continuarem o anuncio da BOA NOVA do REINO…
O desafio desta semana é preparar a memória desse NATAL de há pouco mais de 2000 anos… e deixar-se penetrar pelo espírito desse reino. Como? Como entrar? Aceitando a resposta de Jesus ao fariseu, mestre em Israel e membro do Sinédrio, que o questionava, tentando compreender. ”Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).
É esse o grande desafio do Natal: é preciso nascer de novo.
Renascer pelo Espírito e iniciar uma Vida Nova… que permita erradicar a fome e a miséria; que permita acolher e integrar…
Viver o Natal, para todos os homens de boa vontade, é voltar a ser criança e a acreditar que é possível construir um Mundo Novo: que é possível ousar novos caminhos!!!