23 de novembro de 2016

À luz de velas...
Uma biblioteca assombrada… na Afonso de Paiva

Esqueletos, fantasmas, bruxas, monstros, vampiros e esqueletos, aranhas, aranhiços e morcegos, e outras criaturas assustadoras povoaram por estes dias a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco.
Por um caminho, cheio de sustos, passaram cerca de duas centenas de alunos do Pré-Escolar até ao 5º ano e muitos foram os sustos que apanharam, em histórias contadas à luz de velas… histórias de terror e muito pavor de uma biblioteca assombrada!
Ler histórias para crianças é ter a capacidade de fazer sorrir, rir, às vezes assustar, achando graça em situações vividas pelas personagens. É através delas que se pode descobrir outro lugar, outros tempos, outros modos de ser e agir, é imaginar o inimaginável. Assim se descobrem outras tradições, outras culturas e hábitos, novas palavras, outros idiomas e se entra em contacto com sonoridades, nomes, espaços, novos mundos, compreendendo valores básicos da conduta humana, tratados de forma lúdica, numa mediação animada da leitura, tornando o aprender e o educar divertido e prazeroso.
A literatura infantojuvenil é um recurso importantíssimo para o desenvolvimento das crianças, porque desenvolve principalmente a imaginação, a criatividade, a oralidade, podendo ser trabalhada em qualquer época do universo da criança e em qualquer espaço, de preferência num dos espaços mais bonitos e alegres de uma escola, um espaço de felicidade como a biblioteca escolar.
Para viajar, sonhar, rir e imaginar… é preciso ler na biblioteca escolar!

23/11/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video