PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE AGRADECE FORMAÇÃO
Jorge Fonseca destacou contributo do Politécnico
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, agradeceu, sábado, ao Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), por contribuir para a formação dos jovens do seu país.
“Agradeço ao presidente do Instituto por estar a contribuir para a formação dos nossos jovens, formação superior, formação técnica, mas também fico satisfeito por ver aqui outros cabo-verdianos que fazem parte da comunidade desta região”, disse.
Jorge Carlos Fonseca falava durante uma receção oficial realizada no Politécnico.
O chefe de Estado de Cabo Verde sublinhou a existência de “relações muito boas desde sempre” entre cabo-verdianos e portugueses e adiantou que a sua visita ao Politécnico teve como objetivo o reforço dessas relações.
“Que esta visita possa contribuir para reforçar a cooperação do Politécnico com Cabo Verde e que mais jovens possam fazer aqui a sua formação”, sustentou.
E, em resposta ao presidente do Politécnico, que minutos antes lhe tinha solicitado a sua influência no sentido de agilizar alguns processos burocráticos que criam obstáculos à vinda de estudantes cabo-verdianos para Castelo Branco, Jorge Carlos Fonseca disse que todos devem trabalhar nesse sentido.
“Todos temos que trabalhar para ver se as dificuldades e constrangimentos podem ser ultrapassadas. Isso também depende das entidades portuguesas”, disse.
O presidente do Politécnico, Carlos Maia, disse ao Presidente da República de Cabo Verde que a sua presença na instituição de Ensino Superior Albicastrense constitui “um forte incentivo” à cooperação entre os dois países.
Atualmente, 62 estudantes cabo-verdianos fazem a sua formação académica no Politécnico, mas Carlos Maia quer reforçar ainda mais os laços de cooperação.
Este responsável sublinhou também que a instituição a que preside está totalmente disponível para colaborar e ajudar as instituições cabo-verdianas a implementar no país o subsistema de Ensino Superior Politécnico, caso assim o entendam.
“Podemos ser um parceiro valioso para as instituições de Cabo Verde”, concluiu.
Receção nos Paços
do Concelho
Jorge Carlos Fonseca foi também recebido nos Paços do Concelho de Castelo Branco pelo presidente do município, Luís Correia.
Uma apresentação de cumprimentos do Chefe de Estado cabo-verdiano ao presidente da câmara local, que serviu para alguma troca de impressões sobre Castelo Branco e este país africano.
Luís Correia agradeceu a visita do chefe de Estado à cidade, que acolhe uma significativa comunidade cabo-verdiana no Distrito, na sua maioria estudantes, e defendeu uma maior colaboração e aprofundamento da relação entre Cabo Verde e Castelo Branco.
Por seu turno, Jorge Carlos Fonseca recordou os seus próprios tempos de estudante em Portugal e realçou as grandes diferenças entre Castelo Branco de há quatro décadas e agora.
À semelhança do autarca de Castelo Branco, o chefe de Estado cabo-verdiano também defendeu o aprofundamento das relações entre o arquipélago africano e a cidade, nomeadamente através da geminação com uma cidade cabo-verdiana.
Seguiu-se a tradicional troca de lembranças, com Luís Correia a presentear Jorge Carlos Fonseca com um Bordado de Castelo Branco e uma Medalha da Cidade, tendo recebido do chefe de Estado um CD de música cabo-verdiana e livros sobre o país.
Carlos Castela