25 de maio de 2016

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA
Distrito recebe ciclistas nos dias 3 e 4 de agosto

O Distrito de Castelo Branco, na 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que é cumprida de 27 de julho a 7 de agosto, recebe duas etapas da prova maior do ciclismo português.
No dia 3 de agosto, os ciclistas terão pela frente a sexta etapa, entre Belmonte e a Guarda. Uma etapa que será determinante para encontrar o vencedor. É que apesar de não haver uma meta instalada na Torre, na Serra da Estrela, como é habitual, os ciclistas terão que enfrentar uma dupla passagem pela Serra.
Depois da partida em Belmonte o pelotão pedala em direção à Covilhã, subindo a Serra pela vertente das Penhas da Saúde, sendo que ao quilómetro 44,7 passa na Torre, numa contagem de categoria especial.
De seguida tem lugar a descida em direção à Lagoa Comprida, rumando a Seia, a partir de onde tem início a segunda subida à Serra, pelo Sabugueiro, com uma nova passagem pela Torre, ao quilómetro 104,3, naquela que será a segunda contagem de categoria especial do dia.
A partir daí o pelotão seque para os Piornos e Manteigas, com passagem por Valhelhas e pela Albufeira da Barragem do Caldeirão, num percurso considerado muito técnico, que termina com uma subida de terceira categoria, instalada ao quilómetro 148,5.
Isto antes de chegar à Guarda, onde o pelotão tem pela frente uma primeira contagem de terceira categoria, ao quilómetro 164,4 km, antes da chegada ao Largo General Humberto Delgado, na cidade mais alta de Portugal, com uma nova contagem de montanha de terceira categoria.
A Volta continua no Distrito, dia 4 de agosto, com a sétima etapa, entre Figueira de Castelo Rodrigo e Castelo Branco. Etapa que, embora ainda não seja perfeitamente conhecida, deverá ter a meta instalada no empedrado da Avenida Nuno Álvares, que é já uma imagem de marca da capital de Distrito na Volta.
Relembre-se que a Volta sai para a estrada a 27 de julho, com o prólogo Oliveira de Azeméis – Oliveira de Azeméis, realizando-se a primeira etapa, dia 28 de julho, entre Ovar e Braga.
Dia 29 julho, a segunda etapa une Viana do Castelo a Fafe, sendo esta uma etapa que apresenta uma das novidades desta edição da Volta, uma vez que os ciclistas percorrerão 2,2 quilómetros em terra batida. No Confurco os ciclistas deixam para trás o alcatrão, passando para a terra batida, de modo a percorrerem a zona da Lameirinha, com passagem pelo mítico salto da Pedra Sentada do Rali de Portugal, que ainda no passado domingo atraiu milhares de espectadores. Pouco depois do salto, os ciclistas regressam ao alcatrão, na descida em direção a Fafe.
Quanto aos restantes etapas são as seguintes: dia 30 de julho, terceira etapa, Montalegre – Macedo de Cavaleiros; dia 31 de julho, quarta etapa, Bragança – Senhora da Graça (Mondim de Basto); dia 1 de agosto, quinta etapa, Lamego – Viseu; seguindo-se o dia de descanso a 2 de agosto, em Viseu; dia 3 de agosto, sexta etapa, Belmonte – Guarda; dia 4 de agosto, sétima etapa, Figueira de Castelo Rodrigo – Castelo Branco; dia 5 de agosto, oitava etapa, Nazaré – Arruda dos Vinhos; dia 6 de agosto, nona etapa, Alcácer do Sal – Setúbal; e a dia 7 de agosto, a décima e última etapa, com o contrarrelógio individual entre Vila Franca de Xira e Lisboa.
António Tavares

25/05/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video